Por Lourenço Gonzalez

Jesus afirmou: “Porque surgirão … FALSOS PROFETAS.” – Mat.24:24. Evidentemente, se surgiriam “falsos profetas” é porque existiriam PROFETAS VERDADEIROS. (Leia Joel 2:28; Atos 2:17-18; Apoc. 10:11 etc.) Ouça o apóstolo Paulo: “ … o que profetiza é MAIOR que o que fala em línguas…” – I Cor. 14:5. E … por que este Dom é maior? Paulo responde: “ o que profetiza EDIFICA A IGREJA.” – I Cor. 14:4.

Preciosos irmãos, é inegável que o Dom de Profecia é necessário à Igreja. Mas, como a Bíblia o define? Vamos ouvir o profeta João: “E o dragão [Lúcifer] irou-se contra a mulher [igreja] e foi fazer guerra ao resto de sua semente, os QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TÊM O TESTEMUNHO DE JESUS.” Apoc. 12:17. O diabo não está irado contra estas igrejas comerciais rivais que disputam com unhas e dentes o “mercado” religioso, produzindo uma multiplicidade de outras que surgem da noite para o dia. Ao contrário, ele está iludindo-as com suas sutis manifestações. Sua ira é só contra um igreja – AQUELA QUE GUARDA OS DEZ MANDAMENTOS. E … por quê?

Bob a inspiração do Espírito Santo, João esclarece:
“…O TESTEMUNHO DE JESUS É O ESPÍRITO DE PROFECIA.” – Apoc. 19:10. Meu amado irmão, como negar que a Igreja que guarda os Dez Mandamentos terá o Dom de Profecia? Como negar que são os Dez Mandamentos e este Dom que suscitam o declarado ódio de Lúcifer? Deus determinou: o verdadeiro Dom de Profecia, é indispensável à Igreja. E, como reconhecer um verdadeiro profeta? A Bíblia  responderá: “…fala Balaão… fala o homem de OLHOS ABERTOS; fala aquele que ouviu os ditos de Deus, o que vê a visão do Todo-Poderoso, caindo em ÊXTASE de olhos abertos.” – Núm. 24:3-4. “… por causa do visão sobrevieram dores e não ficou FORÇA alguma… e não ficou em mim FÔLEGO.” – Daniel 10:16-17,19. (Leia II Cor. 12:2-4). Eis, pois, as quatro provas de autenticidade do profeta verdadeiro:

OLHOS ABERTOS – AUSÊNCIA DE FÔLEGO (ÊXTASE) – FALTA DE FORÇA NATURAL E, EM SEGUIDA, FORÇA SOBRENATURAL.

A jovem de 17 anos, Ellen Gold Harmon, passou por estas provas e foi APROVADA ou NÃO? Me falta espaço, mas…
O “Dr. Drummond era um médico que se dizia cético acerca do que ouvia sobre Ellen White. A certa altura, ele chegou a declarar que era capaz de hipnotizá-la e assim dar-lhe uma visão. Um dia, Ellen White teve uma visão na presença de Drummond. Ele aproximou-se dela e verificou sua condição física. Em poucos segundo, ele empalideceu. ‘ELA NÃO ESTA RESPIRANDO!’, exclamou. Aquele exame convenceu o médico de que suas visões vinham de Deus.

Quando a irmã White deu aquele grito triunfante de “Glória! glória! glória!” que você a ouviu dar tantas vezes enquanto entrava em visão, o irmão White se levantou e informou à audiência que sua esposa estava em visão. Depois de declarar a forma de suas visões, e que ela não respirava durante a visão, ele convidou qualquer pessoa que desejasse fazer isso a vir examiná-la. Dr. Drummond, um médico, que também era um pregador adventista do primeiro dia, que (antes de vê-la em visão) declarou que suas visões eram de origem mesmérica e que ele poderia dar a ela uma visão, deu um passo à frente, e depois um exame completo, ficou muito pálido e comentou: “Ela não respira!” {1BIO 275,2}

“Às vezes, as visões de Ellen White duravam horas. Outras vezes, apenas poucos minutos. Mas os fenômenos físicos em torno de suas visões evidenciavam que elas eram sobrenaturais.” – M.M. 28/12/2006

Em 1845, Sargent e Robbins diziam que as visões de Ellen eram do diabo, e que onde eles estivessem ela não teria nenhuma visão. Então Otis Nichols, convidou-os e a Ellen para uma reunião.
Naquela reunião Ellen “foi arrebatada em visão com extraordinárias manifestações e continuou falando em visão com uma voz penetrante, que podia ser entendida distintamente por todos os presentes, até perto do pôr-do-sol [cerca de quatro horas].” – Mensageira do Senhor, Hebert E. Douglas, p. 146. Este foi o maior tempo que Ellen White passou em visão.
Sargent e Robbins usaram toda sua força e influência para acabar com a visão, tudo inútil. Cantaram alto e alternadamente; gritaram, leram a Bíblia para que Ellen não fosse ouvida. Nada conseguiram até que ficaram sem forças, mãos tremulas e não podiam mais ler a Bíblia.
O Sr. Thayler, dono da casa onde se processava a reunião, pegou a Bíblia da família (cerca de 8kg), e colocou sobre o corpo de Ellen que “estava inclinada contra a parede”. Ela levantou-se, pegou a pesada Bíblia, caminhou até o centro da sala, levantou-a bem alto com uma das mãos, e com outra colocava o dedo sobre diversos textos e o recitava sem olhar, pois seus olhos estavam voltados para o Céu.
“Muitos que estavam na sala e que viram as passagens indicadas pelo dedo dela perceberam que ela os citava corretamente, ainda que seus olhos fitassem o alto.” – Ibidem. Esta Bíblia está exposta no White State.
Ellen nunca se intitulou profetiza, conquanto sua obra a revela como tal. Tendo não mais que o 3º ano primário, escreveu mais de 50 livros, dos quais compêndio sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO não superados até hoje.

No século passado, a Dra. Florence Stratemeyer, professora Da Universidade Comlúmbia (EUA), surpreendida ao saber que o livro EDUCAÇÃO foi escrito por alguém que possuía apenas três anos escolares, declarou:
“Recentemente tive minha atenção voltada para o livro Educação, escrito por E.G.White. Publicado no início deste século, este volume está adiantado mais de 50 anos além do seu tempo.
“O fôlego e a profundidade de sua filosofia me assombraram. Seus conceitos de educação equilibrada, de harmonioso desenvolvimento, e de pensar e agir, em princípios, são avançados conceitos de educação…” – Review and Herald, 6/8/1959.
No século XX, a rainha da Romênia, se encantou tanto com o livro de Ellen White – A CIÊNCIA DO BOM VIVER, que mandou traduzi-lo para seu idioma nacional e difundir entre seu povo. Foi a maior benção para a nação.
Seu livro O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, foi considerado por W.E. Bement, bibliotecário do Congresso Nacional dos EUA, como o 1º entre os livros publicados nos últimos 300 anos, a respeito de Jesus.
A querida irmã White viveu 88 anos, dos quais 71 foram dedicados à obra de Deus. Teve caerca de 2.000 sonhos e visões, confirmados, comprovados e documentados até por testemunhas não adventistas.

EIS QUATRO ENTRE CENTENAS DE CUMPRIMENTOS PROFÉTICOS DELA


1. Novembro de 1848:
“Tenho uma mensagem para ti” escreveu ela ao esposo Tiago White: “Deves começar a publicar um pequeno jornal e mandá-lo ao povo. Que seja pequeno a princípio; mas, lendo-o o povo, mandar-te-á meios com que imprimi-lo, e alcançará bom êxito desde o princípio. Desde este pequeno começo foi-me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo.” Vida e Ensinos, pág. 127
          HOJE, 57 EDITORAS ADVENTISTAS AO REDOR DO MUNDO CUMPREM ESTA PROFECIA DE FORMA CLARA, SÓ NOS EUA UMA REVISTA MISSIONÁRIA, COLORIDA E COM 32 PÁGINAS CIRCULA DE UM MILHÃO POR MÊS.

2. Junho de 1863: “Vi que era sagrado dever cuidar de nossa saúde e despertar outros para sua responsabilidade… Vi que não devemos ficar calados sobre o assunto de saúde, mas despertar as mentes para ele.” – Manuscrito 1, 1863.
        HOJE, 581 UNIDADES MÉDICO-HOSPITALARES CIRCUDAM O MUNDO. SÓ NO BRASIL, 11 GRANDES HOSPITAIS FAZEM A DIFERENÇA NA ÁREA MÉDICA. NUM DELES, O HOSPITAL ADVENTISTA SILVESTRE(RJ), SE DEU O PRIMEIRO TRANSPLANTE DE PÂNCREAS DO MUNDO. “E O MUNDIALAMENTE FAMOSO CENTRO MÉDICO DA UNIVERSIDADE DE LOMA LINDA (EUA)…TORNOU-SE UM DOS MAIS AVANÇADOS EM TRANSPLANTE DE CÂNCER COM RAIOS PRÓTONS E INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO… ESTÁ NA DIANTEIRA DA PESQUISA MÉDICA CIENTÍFICA.” – MM, 29/12/2006.

3. Novembro de 1872: “Construí uma escola. Ensinai a Bíblia aos jovens. Preparai-vos para que falem outras línguas, de maneira que a mensagem do advento possa ser levada ao mundo.” – Mensagens aos Jovens, pág. 225.
           HOJE, EXCETUANDO-SE A IGREJA CATÓLICA ROMANA, SÃO OS ADVENTISTAS QUE MANTÉM O MAIOR COMPLEXO DE ESCOLAS PARTICULARES DO MUNDO. A REVISTA VEJA DE 12/08/2007 AFIRMOU: “AS ESCOLAS ADVENTISTAS JÁ APARECEM ENTRE AS MELHORES DO PAÍS NOS RANKING DO ENSINO DO MEC.”

4. Novembro de 1885: “Deus fará logo grandes coisas por nós, se nos achegarmos humildes a Seus pés… Mais de um milhar serão logo convertidos em um dia, a maioria dos quais atribuirá suas primeiroas convicções à leitura de nossas publicações.” – Colp.Evang., pág.145
Em 1983, (98 anos depois desta profecia), eu vi seu cumprimento em um Congresso de Colportagem que as sacudiu o RJ. Levei para testemunhar um casal de líderes de uma seita de bruxaria em Niterói, frutos de conversão pela leitura dos livros de Ellen White: VIDA DE JESUS e CONFLITO DOS SÉCULOS.
E, em 1985 (cem anos depois da profecia), numa campanha evangelística mundial denominada MIL DIAS DE COLHEITA, isto é: ganhar 1.000 pessoas por dia, a cada dia para Cristo, o alvo foi ultrapassado em 171.390 almas. Naqueles MIL DIAS foram ganhas 1.171.390 pessoas para Jesus.

   Hoje, em SP a cada 2hs… Na África, a cada 1 minuto… E no mundo, a cada 42 segundos – uma pessoa é batizada na IASD.
Ao nosso Deus todo honra e glória! Aleluia!