Arthur White faz uma declaração voltada para o que Ellen White realmente tem a dizer sobre a igreja no tempo do fim:

Escrevendo em 1893, a irmã White descreve várias situações em que fora convocada para reunir-se onde pessoas estavam defendendo a ideia de que a igreja iria se desintegrar. Você encontrará estas situações em Mensagens Escolhidas, volume 2, páginas 64-66, mas quero chamar a atenção para uma declaração em particular.  Ela escreve:

“Um, Garmire, defendeu e publicou uma mensagem quanto ao alto clamor do terceiro anjo, acusou a igreja de maneira semelhante àquela em que está fazendo agora. Disse que os dirigentes da igreja todos haviam de cair por exaltação própria, e outra classe de homens humildes viria para frente, a qual faria coisas maravilhosas. […] Mas a palavra de Deus veio a mim: ‘Não os creiais, não os enviei!'”

No tempo em que D. E. Robinson, uma das supostas testemunhas daquela conversa, trabalhava no Ellen G. White Estate, ele escreveu:

Ontem, recebi sua carta perguntando sobre uma suposta declaração feita pela Sra. White e por um certo Sr. Ross, de Boulder, Colorado.  Alegra-me saber que você procurou verificar a declaração antes de aceitá-la como verdadeira em todos os seus detalhes. […]

Posso dizer sem reservas que não me lembro de tal declaração ter sido feita em minha presença, ou de ter sido encontrada nos manuscritos os quais, como um dos secretários da Sra. White, tive o privilégio de copiar, editar ou indexar na máquina de escrever. […]

Não apenas tenho certeza de que ela não fez tal previsão, como também sei que a mesma não está em harmonia com a própria atitude dela quanto à obra, nem na confiança que teve nos líderes da igreja, até o dia em que morreu.

 

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 120 .