A pergunta se refere a citações dos escritos de Ellen White sobre crianças que morreram em tenra idade, se a fé manifestada pelos pais protege seus filhos, de modo que, se um filhinho morre, digamos aos três ou seis anos, aquela criança será salva. Aqui está uma declaração que fala sobre a questão básica:

Sei que alguns têm perguntado se os filhinhos, mesmo de pais que creem, hão de ser salvos, pois não tiveram nenhuma prova de caráter, e todos precisam ser provados, e seu caráter tem de ser determinado pela prova. É feita a pergunta: “Como podem as criancinhas ter este teste e prova?” Respondo que a fé dos pais que creem protege os filhos, como sucedeu quando Deus enviou seus juízos sobre os primogênitos dos egípcios.

A palavra de Deus veio aos israelitas na servidão, para que reunissem seus filhos em suas casas e assinalassem as ombreiras das portas de suas casas com o sangue de um cordeiro imolado. Isto prefigurava a morte do Filho de Deus e a eficácia de seu sangue, o qual foi derramado pela salvação do pecador. Era um sinal de que a família aceitava a Cristo como o Redentor prometido. Ela era protegida contra o poder do destruidor. Os pais evidenciavam sua fé obedecendo implicitamente às instruções que lhes foram dadas, e a fé dos pais protegia a eles mesmos e a seus filhos. Eles manifestavam sua fé em Jesus, o grande Sacrifício, cujo sangue era prefigurado no cordeiro imolado. O anjo destruidor passava por toda casa que continha esse sinal. Isto é um símbolo para mostrar que a fé dos pais se estende a seus filhos e os protege do anjo destruidor.

Deus enviou uma palavra de conforto para as desoladas mães de Belém; a saber, que as Raquéis que choravam veriam seus filhos retornar da terra do inimigo. Cristo tomou as criancinhas em seus braços, abençoou-as, e repreendeu os discípulos que queriam mandar as mães embora, dizendo: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos Céus.” Mt 19:14.

Cristo abençoava as crianças conduzidas a Ele por mães fiéis. Ele fará isto agora se as mães cumprirem seu dever para com os seus filhos, ensinando-os e educando-os em obediência e submissão. Então eles suportarão a prova e serão obedientes à vontade de Deus, pois os pais estão em lugar de Deus para seus filhos. (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 313, 314)

 

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 120 .