Pr. Renato Stencel
Diretor do Centro de Pesquisa Ellen G.White Brasil

Ellen White não fez afirmações sistemáticas sobre a importância dos números e alvos de batismos. Porém, ela sempre incentivou a liderança da IASD a estabelecer um sistema e administração que pudesse motivar ministros e servidores a trabalharem de tal maneira que pudessem ter objetivos definidos, de modo que a tarefa por eles realizada fosse feita de modo organizado.

Nesse sentido, os alvos de batismos, relatórios, etc., são apenas meios e não fim em si mesmo para servirem como balizas ou bússolas norteadoras, para que tanto ministros (pastores e administradores) possam obter uma visão organizada quanto à forma (metodologia) que estão aplicando em seu labor a fim de obterem um desempenho mais eficaz na pregação do evangelho eterno em Cristo Jesus.

O grande aspecto a ser destacado é que muitos ministros não conseguem conviver com esta realidade, pois se sentem sufocados pelas constantes cobranças que são estipuladas pelos líderes de seus campos. Entretanto, quero lhe afirmar que o foco de um verdadeiro ministro do evangelho deve ser aquele deixado por Cristo Jesus, o qual entregou-se a Si mesmo por todos nós, andando, ensinando, pregando e acima de tudo amando a todos que Lhe foram confiados por Deus.

Se esta experiência for vivida por todos os ministros no século 21, os alvos, relatórios, etc., não serão um fardo para cada um de nós, mas veremos tais instrumentos como meios que nos darão a orientação necessária para prosseguirmos em nossa caminhada até a conclusão da Comissão Evangélica.

Meu conselho a você é: cumpra a tarefa que Deus lhe confiou com disposição, motivação, entusiasmo, e tudo aquilo que lhe for solicitado pela liderança de seu campo faça com zelo, dedicação e acima de tudo com ordem, pois assim você terá elementos para avaliar o progresso e avanço da obra ora realizada em seu distrito.