Daniel Oscar Plenc
Diretor do Centro White da Argentina (novembro de 2001)
Tradução: Cristiane Perassol Sartorti

            Em março de 1858, ocorreu o que é denominada como a visão do grande conflito em Lovett Grove, Ohio. Na ocasião de uma cerimônia fúnebre, Tiago White apresentou um sermão e Ellen deu seu testemunho sobre a esperança do regresso de Cristo. Então, ela foi arrebatada em visão, a qual revelava a glória de Deus durante um período de duas horas.

O amplo esboço desta visão elaborou o primeiro volume do Spiritual Gifts (1858). Em 1864, a primeira expansão deste tema apareceu no Spiritual Gifts, volumes 3 e 4. Ao longo dos anos, Ellen White recebeu uma luz maior sobre o tema e ampliou suas apresentações anteriores do grande conflito. Nas décadas de 1870 e 1880 preparou-se uma série de quatro volumes intitulada Spirit of Prophecy. O volume 1 foi ampliado e se tornou a obra Patriarcas e Profetas; o volume 2, os primeiros 62 capítulos do Desejado de Todas as Nações (1898) e Atos dos Apóstolos (1911); e o volume 4, O Conflito dos Séculos entre Cristo e Satanás (1888). No ano de 1910, eles concentraram sua atenção na finalização dos Atos dos Apóstolos e a nova edição do Grande Conflito, obra que se estenderia até 1911.

Entre 1911 e 1915, com a idade avançada, Ellen White fez algumas viagens ao sul da Califórnia. Em Elmshaven, ela se dedicou ao trabalho literário, concluindo a obra Profetas e Reis e Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes.

O livro Atos dos Apóstolos foi traduzido para 24 idiomas. A Série do Grande Conflito é formada em parte pelas seguintes obras: Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações, O Maior Discurso de Cristo, Parábolas de Jesus e o Grande Conflito.

Resumo: Comentários do propósito de Cristo ao preparar os doze apóstolos, a fundação da igreja cristã desde a ascensão de Cristo até a morte do último apóstolo. Há comentários que incluem os livros bíblicos da obra Atos dos Apóstolos e as cartas apostólicas.