A senhora White nunca declarou que era impossível que ela errasse quando se tratasse de detalhes históricos, datas e informações desse tipo. Até mesmo os profetas bíblicos poderiam errar. Algumas das discrepâncias cronológicas da Bíblia são bons exemplos do que ela quis dizer. 

          Muitas vezes as condições mudam e assim também a aplicação das instruções que Ellen White deu. Por exemplo, a certa altura no século 19, a Sra. White manifestou-se vigorosamente contra adventistas do sétimo dia que comprassem bicicletas.  Hoje, boa parte dos adventistas do sétimo dia tem uma bicicleta ou teve quando criança. Então estaria errado o conselho de Ellen White? Não. O propósito dela era advertir contra os elevados com bicicletas (que custavam vários meses de salário no tempo dela) sem nenhum outro propósito a não ser para se mostrar-se ou para competições.  Hoje em dia ainda existem bicicletas que se enquadram nessa posição, mas existem muitas também que são um meio de recreação e transporte. As condições mudaram como também a aplicação do conselho.

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 120 .

 

 

PDF: Ellen G. White cometeu erros?