Tenho uma pergunta simples que gostaria que vocês me respondessem. Sou adventista do sétimo dia e, por toda minha vida (76 anos), eu e minha família, junto com amigos adventistas do sétimo dia, temos comemorado o Natal. Tenho muitas lembranças felizes desses eventos. Recentemente, recebi um e-mail sobre o assunto do Natal. Em resumo, a mensagem não era favorável ao Natal. Em algum canto da minha mente, surgiu a lembrança de uma passagem dos escritos de Ellen G. White em que ela menciona o Natal, a árvore, etc., não de uma maneira negativa, mas como uma época para voltarmos nossos pensamentos para Jesus, como também para a família se reunir. Vocês poderiam me dizer se Ellen White de fato menciona o Natal?

Reproduzirei para você algumas das declarações da Sra. White sobre o Natal. (Estas citações são da monografia “A Group of Statements From the Pen of Ellen G. White Regarding Holiday Gifts and the Observance of Christmas” [Um Conjunto de Declarações da Pena de Ellen G. White Acerca de Presentes de Dias Festivos e da Observância do Natal], escrita pelo Ellen G. White Estate. A monografia, que contém muito mais sobre o assunto do Natal, pode ser acessada no site do White Estate Web Digital Resource Center. Ver também O Lar Adventista, p. 477-483.)

O Natal está chegando. Que todos vocês tenham sabedoria para fazer dele uma ocasião muito especial. Que os membros adultos da igreja se unam em um só coração aos seus filhos em sua inocente diversão e recreação. Que possam idealizar maneiras de mostrar verdadeiro respeito a Jesus trazendo-Lhe presentes e ofertas. Que todos se lembrem das reivindicações divinas. Sua causa não poderá avançar sem a ajuda de vocês. Que os presentes que vocês têm costumeiramente dado uns aos outros sejam depositados no tesouro do Senhor. […] Que em cada igreja uma pequena oferta seja colocada na árvore de Natal. Que o precioso emblema do pinheiro seja uma alusão à obra de Deus e de Sua beneficência para conosco; e o trabalho feito de coração será o de salvar outras pessoas que estão na escuridão. Que suas obras estejam de acordo com sua fé (Review and Herald, 9 de dezembro de 1884).

A época do Natal, com sua troca de presentes, está se aproximando rapidamente, e tanto jovens como adultos estão planejando cuidadosamente o que dar para seus amigos como sinal de afeiçoada lembrança. É um prazer ganhar um presente, mesmo que singelo, daqueles a quem amamos. É uma afirmação de que não estamos esquecidos, ao mesmo tempo em que nos aproxima mais uns dos outros. Irmãos e irmãs, enquanto vocês pensam em que presentes vão dar uns aos outros, gostaria de lembrá-los de nosso Amigo celestial para que vocês estejam conscientes de Seus reclamos. Não ficará Ele satisfeito se mostrarmos que não O esquecemos? Jesus, o Príncipe da Vida, deu tudo para que pudéssemos alcançar a salvação. […] Ele sofreu até a morte para que pudesse dar-nos a vida eterna. […]

Não deveria nosso supremo Benfeitor também receber uma parte de nossa gratidão e amor? Venham, irmãos e irmãs! Venham com seus filhos, até mesmo os bebês de colo, e tragam suas ofertas para Deus, de acordo com suas possibilidades. […] Que com a chegada das festas de Natal e Ano-Novo, possamos não apenas oferecer uma oferta a Deus, mas dar-nos a nós mesmos, sem reservas, como um sacrifício vivo para Ele. […]

Embora enfatize para todos o dever de primeiro trazerem suas ofertas para Deus, eu não condenaria a prática de oferecer presentes de Natal e de Ano-Novo para nossos amigos. É correto demonstrar amor e lembrança uns para com os outros através de presentes se, com isso, não esquecermos Deus, nosso melhor Amigo. Devemos fazer com que nossos presentes tragam verdadeiro benefício para quem os receba. Eu recomendaria livros que possam ajudar a compreender a Palavra de Deus ou que aumentassem nosso amor por seus preceitos (Review and Herald, 26 de dezembro de 1882).


Fonte: FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 98.