A primeira declaração da senhora White que trata desse assunto é a sua descrição de como a inspiração operou em sua própria experiência, numa discussão sobre o vestuário saudável para as mulheres.   O texto é da Review and Herald de 8 de outubro de 1867.

Uma terceira classe passou diante de mim com semblantes animados, e passo desembaraçado e lépido. Seu vestuário era do comprimento que descrevi como apropriado, modesto e saudável. Estava umas poucas polegadas acima da sujeira da rua e do passeio e de acordo com todas as situações, como subir ou descer degraus, etc.

            Como declarei mais acima, o comprimento não me foi dado em polegadas.  Tampouco me foi mostrado um sapato feminino. E aqui eu diria que, embora eu seja dependente do Espírito do Senhor ao escrever meus pontos de vista como o sou ao recebê-los, as palavras que emprego ao descrever o que vi são minhas, a menos que tenham sido ditadas por um anjo, em cujo caso utilizo aspas. Quando escrevi sobre o assunto do vestuário, a imagem daqueles três grupos voltou à minha mente de maneira tão clara quando da vez que a contemplei em visão; mas tive que descrever o comprimento do vestuário em minha própria linguagem, e da melhor maneira possível, o que fiz declarando que a barra do vestido devia estar na altura dos sapatos, o que seria necessário para evitar as impurezas das ruas, as circunstâncias já mencionadas”. 


PDF: Deus ditou a Ellen White cada palavra?

 

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 120 .