05 de janeiro de 1978
P.O. Caixa 1372
Gwelo, Rodésia, África

Queria Irmã,

Obrigada pela carta a respeito da irmã que usa o pêndulo e que depende da eletricidade para restaurar um paciente.

Podemos ler os escritos de Ellen White do começo ao fim, e vemos que não há menção dela sobre tais métodos da forma que foram empregados pela irmã. O que essa querida senhora está fazendo é seguir os seus próprios conceitos de terapia sem o suporte divino. Já que seus métodos não têm o suporte da Bíblia e do Espírito de Profecia, nada dizer sobre o seu caráter pouco científico, é fácil de perceber que ela seria classificada entre os curandeiros e charlatões por profissionais médicos. Isso não é para questionar a sua sinceridade, nem afirmar que ela não obtém resultados em alguns casos. Existe sempre o efeito placebo, não importa qual o tipo de tratamento usado. É esse efeito placebo que faz o sistema chinês de perfuração com agulha em pontos específicos do corpo humano, uma prática conhecida como acupuntura, tão bem sucedida. Por placebo eu quero dizer uma reação puramente psicológica na qual o paciente tem confiança no tratamento e, portanto a preocupação, a dúvida e o suspense são em grande parte removidos. Essa atitude de mente sempre traz alívio dos sintomas e se parece com a cura.

A Sra. White disse: “ar puro, luz solar, moderação, descanso, exercício, dieta adequada, uso de água, confiança no poder divino – esses são os verdadeiros remédios.” – A Ciência do Bom Viver, pág. 127. Ela não incluiu eletricidade, ervas etc na lista. Não é para dizer que o uso de aparelhos elétricos no uso de massagens não seja útil, porque eles são. Mas os “verdadeiros remédios” são os listados pela Irmã White. De fato todos os verdadeiros remédios são necessários, não apenas três ou quatro, mas todos os oito.

Em Conselhos sobre saúde, pág. 459, Evangelismo, pág. 607, Testemunhos, vol. 5, pág. 198, Ellen White adverte sobre não procurar cura através de médicos elétricos. Em Evangelismo, págs. 606, 609, Profetas e Reis, págs. 211, T5 193, 194, Ellen White indica que os curadores de Satanás usam corrente elétrica. Veja o Index para os escritos de Ellen G. Whitesobre clarividente, hipnose, curandeiro magnético, magnetismo, mesmerismo, cura da mente esimpatia.

Enquanto se concerne o uso beneficial da eletricidade, Ellen White não fala em lugar algum sobre o pêndulo, mas ela indica em Testemunhos, vol. 2, pág. 428, que o poder do nervo ganha eletrificação pelo uso da vontade. Em T2, pág. 68, ela diz que existe uma eletrificação do sangue que resulta de uma profunda e plena inspiração de ar. Em Testemunhos, vol. 1, pág. 517, eladiz que as influências da eletrificação resultam do ar puro e luz solar, o que exerce a influência elétrica.

Em outros lugares ela fala sobre os benefícios do pensamento e contato com o solo como tento habilidade de transmitir impulsos elétricos e resultando em energia e vida.

Página 2

05 de janeiro de 1978

A ideia de usar uma varinha, um pêndulo ou um bastão é totalmente contra as práticas médicas cristãs.

Tenho certeza de que em sua carta você declarou muito gentil e graciosamente seu desejo de entender essa irmã e a obra que ela está fazendo. Sem dúvidas ela deve ser uma excelente mulher e uma querida senhora cristã, mas esse fato não torna seus métodos de prática aceitáveis. Na verdade, sua sinceridade e dedicação cristã podem tornar a obra que ela está fazendo ainda mais perigosa.

Eu espero que você estude o Espírito de Profecia sobre essa questão e leia as citações que indiquei.

Eu temo que Satanás tire proveito dessa prezada senhora, uma cristã dedicada, e a use para fazer a sua obra. Talvez ela não esteja ciente disso, mas Satanás tem armadilhas prontas para todos nós.

Se quisermos saber o verdadeiro método de prática médica que o céu aprova, devemos estar imbuídos com o espírito e do conteúdo do livro A Ciência do Bom Viver, de Ellen G. White. Aqui os verdadeiros remédios estão destacados e os verdadeiros métodos para curar os doentes estão prescritos, não por alguém que é médico, mas por quem serviu o Grande Médico, Jesus Cristo.

Vamos lidar com muita delicadeza e ternura com a nossa querida irmã, e sejamos compassivos e compreensivos, e vejamos se não podemos fazê-la entender o significado desses assuntos que mencionei.

Muito fielmente seu irmão em Cristo,

D. A.. Delafield, Undersecretary

Ellen G. White Estate

 

Autor: D. A. Delafield
Destinatário: Sheila M. Duncan
05 de janeiro de 1978
Tradução: Giovanna Finco


PDF: Curando pela Eletricidade