O livro da Sra. White Conselhos sobre o Regime Alimentar, página 206 nos diz: “Mas desejo dizer que, quando chegar o tempo em que não mais seja seguro usar leite, nata, manteiga e ovos, Deus o revelará. Não devem ser defendidos nenhuns extremos na reforma de saúde. A questão de usar leite, manteiga e ovos resolverá o seu próprio problema. Ao presente não nos preocupamos com isso. Seja conhecida de todos os homens a vossa moderação.”

Alguns adventistas fazem disso uma questão de saúde, o que não parece ser o caso da Sra. White. Ela não declarou que os laticínios eram inteiramente prejudiciais à saúde, como alguns estão dizendo hoje, mas que, um dia, eles trarão riscos para saúde. Na mesma página da citação acima, logo acima desta, na qual a Sra. White compara a abstenção dessas coisas a antecipar-nos ao tempo de angústia e, assim, afligir-nos com a morte. É nesse mesmo contexto que ela admoesta contra advogar “extremos na reforma de saúde.” (p. 353)

 

FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, p. 120 .