Por Allan R. Handysides e Peter N. Landless

Fico confuso sobre chá e café. Fui ensinado a evitá-los, mas muitos de meus amigos me dizem que eles trazem benefícios à saúde. Qual é a opinião científica atual sobre essas bebidas?

Presumimos que você esteja falando aqui sobre chá preto e café de verdade – porque são estes que Ellen White menciona como prejudiciais. Existem muitos chás de ervas, como camomila, hortelã e “chás” de frutas silvestres que não estão incluídos nos conselhos de Ellen White. Ela descreveu sintomas atribuíveis ao chá e ao café que são descrições quase clássicas dos efeitos da cafeína nos livros didáticos. Ela notou as propriedades viciantes do chá e do café, que, novamente, seriam facilmente associadas ao teor de cafeína dessas bebidas. Ela mencionou o uso medicinal ocasional de chá, no qual a cafeína provavelmente desempenhou um papel.

Na época em que Ellen White escreveu este conselho, o café e o chá eram frequentemente fervidos e continham grandes quantidades de taninos e substâncias químicas concentradas, além da cafeína.

Concordamos com Ellen White que chá e café não são bebidas recomendáveis. A curiosidade e a transparência, no entanto, exigem que sejamos honestos e admitamos que existem alguns relatórios que apregoam os benefícios do chá e do café. Observamos também que foram feitas falsas alegações de efeitos prejudiciais.

Ao longo dos anos, têm sido feitas alegações de que a dor cíclica nos seios da displasia fibrosa mamária é agravada pelo café e, da mesma forma, que o zumbido nos ouvidos (tinnitus) é agravado por estas bebidas. Existem muito poucas provas que apoiem estas alegações de danos.

O chá e o café contêm centenas de substâncias, algumas das quais podem, individualmente, ser benéficas para doenças como a diabetes ou a doença de Parkinson; contêm também muitas outras substâncias que podem, por exemplo, aumentar o colesterol no sangue. Algumas destas substâncias são os chamados compostos diterpênicos, que o café pode conter sob a forma de cafestol ou kahweol e que, efetivamente, aumentam os níveis de colesterol. No entanto, o método utilizado para preparar o café pode remover essas substâncias, se for utilizado um filtro de papel.

As variedades descafeinadas de chá e café não estavam disponíveis para os cidadãos há mais de 100 anos. Estas bebidas representam uma grande melhoria em relação às variedades com cafeína, mas não foram adequadamente estudadas para nos permitir fazer recomendações científicas definitivas relativamente aos benefícios ou riscos no que respeita a condições específicas. A maioria dos estudos demonstrou que os efeitos mensuráveis relacionados com o consumo de café e chá requerem a utilização regular de mais de três dessas bebidas por dia. É fácil, com estes níveis de consumo, desenvolver dependência, e as propriedades viciantes da cafeína têm sido utilizadas em muitas bebidas para aumentar as vendas e a fidelidade dos compradores.

Embora os métodos de preparação e as variedades de grãos de café utilizados tenham mudado, para a maioria dos consumidores de café ou chá é a cafeína que se procura. O tão falado teor de flavonóides e os benefícios fitoquímicos do chá e do café estão disponíveis em uma grande variedade de frutos e plantas que não contêm cafeína. A utilização de bebidas descafeinadas é, sem dúvida, preferível às bebidas com cafeína, mas a maioria de nós faria muito melhor se se limitasse à água pura como bebida principal. Os benefícios da água para a saúde são idênticos aos de qualquer outra bebida, especialmente porque a água proporciona aos rins uma grande capacidade de gerir os subprodutos metabólicos da vida quotidiana. Uma dieta equilibrada satisfaz as necessidades nutricionais, sobretudo se nos concentrarmos nos frutos e nos legumes.

 

Fonte: Adventist Review