“Na época de Jesus não existia a Bíblia como a conhecemos hoje. Jesus fazia parte do povo judeu. E os judeus tinham o que conhecemos por Antigo Testamento. A “Bíblia Hebraica” compõe-se de 24 livros, em 3 divisões, a saber:”

Na época de Jesus não existia a Bíblia como a conhecemos hoje. Jesus fazia parte do povo judeu e o que existia em Sua época era a “Bíblia Hebraica” ou Antigo Testamento. A “Bíblia Hebraica” compõe-se de 24 livros, em 3 divisões:

1. A Lei (Torah) com 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

2. Os Escritos ou Livros Poéticos (Ketuvim) com 3 livros: Salmos, Provérbios e Jó.

3. Os profetas.

a) Anteriores – 4 livros: Josué, Juízes, Samuel, Reis.

b) Posteriores – 4 Livros: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze (profetas menores).

c) Os Cinco Rolos – 5 Livros: Cantares, Rute, Lamentações, Ester e Eclesiastes.

d) Livros Históricos – 3 Livros: Daniel, Esdras e Crônicas.

Total: 24 livros.

Porque o Antigo Testamento possui 39 livros quando a Bíblia Hebraica tem somente 24? Na Bíblia Hebraica, os livros de Samuel, Reis e Crônicas não são divididos; compõem-se de 1 volume cada, enquanto que em nossa Bíblia esses livros estão divididos em: I  e II Samuel; I e II Reis; I e II Crônicas. Só aqui já encontramos 3 livros a mais. Nos Profetas Menores (Os Doze), se separados livro por livro, teremos mais 11 livros. O livro de Neemias não aparece na Bíblia Hebraica porque é uma continuação do livro de Esdras. Portanto, 24 livros da Bíblia Hebraica + 15 livros inclusos (03+11+1) = 39 livros do Antigo Testamento.

Jesus citou muitas vezes o Antigo Testamento. Isso evidencia que Ele conhecia e estudava as Escrituras Sagradas do Antigo Testamento. Podemos comprovar isso com as seguintes passagens do Novo Testamento:

♦ Em Marcos 12:10 e 11, Jesus cita o Salmo 118: 22 e 23;

♦ Em Marcos 11:17, Jesus cita Isaías 56:7;

♦ Em Mateus 15:9, Jesus cita Isaías 29:13;

♦ Na tentação do deserto, em Mateus 4:6, Jesus cita Deuteronômio 6:16.

Essas são apenas algumas referências dentre tantas outras. O Antigo Testamento indica que um Salvador haveria de vir a este mundo para libertar as pessoas do pecado. O Novo Testamento afirma que o Salvador prometido é Jesus, filho de Maria, nascido em Nazaré. Sua vida e obras relatadas pelos discípulos e admiradores constituem o Novo Testamento como o conhecemos. Na Bíblia Sagrada completa, encontramos a revelação que Deus faz de si mesmo: a mais clara descrição do caráter e dos propósitos dEle para a raça humana.

Fonte: Biblia.com.br