“Podemos ver que as Escrituras são claras em afirmar que o homem foi feito à “imagem e semelhança de Deus”. Na Bíblia podemos claramente ver um Deus real e pessoal.”

Existem diferentes ensinamentos sobre a “forma de Deus”. Muitos dizem que Ele é simplesmente uma “energia” (ideia mais espiritualista) que comanda o universo, outros, afirmam que Ele existe “dentro de cada um” (panteísmo). É muito lógico que alguém saiba descrever-se a si mesmo melhor que qualquer um. Portanto, vamos deixar que Deus, através de Sua Palavra, nos diga “como” Ele é: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).

Podemos ver que as Escrituras são claras em afirmar que o homem foi feito à “imagem e semelhança de Deus”. Se Deus fosse apenas uma “luz”, nós também teríamos de ser “luzinhas a pairar” no ar. Tenho certeza que, ao se olhar no espelho, nenhuma pessoa (em perfeito estado de saúde mental ou espiritual) enxerga uma “luz” refletida, mas sim um ser real. Um detalhe importante na afirmação de que somos “à imagem de Deus”, também estão subentendidas a capacidade de pensar, amar, ter livre-arbítrio.

Precisamos entender que, mesmo sendo à imagem de Deus, a Bíblia não diz que somos “iguais” a Ele. Deus é espírito (João 4:24), e isto quer dizer que Ele é um Ser espiritual (o que não significa impessoalidade). Certo é que Deus não pode ser examinado em laboratório (se o fosse, não seria Deus) e só O entenderemos melhor na eternidade. Na Bíblia podemos claramente ver um Deus real e pessoal:

• “Disse Deus” (Gênesis 1:3) – Se Deus disse, é porque Ele Fala, se fala, tem uma boca, se tem uma boca, tem um rosto.

• “Quando ouviram a voz de Deus, que andava” (Gênesis 3:8). Se Deus andava, é porque Ele tinha pés;

• Deus falava boca a boca com Moisés (Números 12:8);

• A Bíblia diz que Moisés viu a forma corpórea de Deus, sendo que o profeta viu Deus pelas “costas (Êxodo 33:18-23);

• Isaías viu a forma corpórea do Criador (Isaías 6:1-6) e disse que Ele possuía “vestes compridas” (verso 1);

• Ezequiel viu Deus, e disse que Ele era “semelhante a um homem, sentado em um trono” (Ezequiel 1:26-28);

Existem muitos outros textos sobre o assunto, mas creio que estes são suficientes para compreendermos que Deus é um ser pessoal que quer se relacionar conosco! (2 Coríntios 13:13).

Nosso Criador é infinitamente mais do que uma “luz” ou “forma de energia”. É um Ser real, pessoal, que criou o homem à Sua imagem e semelhança e que, na eternidade, nos dará a oportunidade de vermos a face dEle! (Apocalipse 22:4). Não é maravilhoso sabermos que temos um Deus que é um Pai presente, e que nos ama (João 16:27)?

Fonte: Biblia.com.br