“A palavra arrependimento na Bíblia é traduzida do termo hebraico nachum, que significa “sentir-se triste”, “contristar-se”, e da palavra shuwb que significa “mudar de direção”, “voltar-se”, “retornar”. O “nascer de novo” implica em renunciar a velha vida de pecado, reconhecer a necessidade de Deus, de Seu perdão e depender dEle diariamente.” 

A palavra arrependimento1 na Bíblia é traduzida do termo hebraico nachum, que significa “sentir-se triste”, “contristar-se”, e da palavra shuwb que significa “mudar de direção”, “voltar-se”, “retornar”. O termo equivalente em grego é metaneo, e denota o conceito de “mudança da mente”. Segundo o ensino bíblico o arrependimento é um estado de profunda tristeza pelo pecado e implica em uma mudança de comportamento. F. F Bruce define da seguinte maneira: “Arrependimento (metanoia, ‘mudança da mente’) envolve o abandono do pecado e voltar-se para Deus em contrição; o pecador arrependido está em condições próprias para receber o perdão divino.”2

É Deus que em Seu infinito amor e bondade, através do Espírito Santo, conduz o pecador ao arrependimento (Romanos 2:4; João 16:8). O amor divino o atrai e ele compreende que Cristo morreu pelos seus pecados. Dessa maneira seu coração é amaciado, pois entende que é unicamente através da morte de Cristo que ele pode ser declarado justo, libertado da culpa e da condenação. O texto bíblico afirma: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).

O “nascer de novo” implica em renunciar a velha vida de pecado, reconhecer a necessidade de Deus, de Seu perdão e depender dEle diariamente. Ao receber a Cristo como Salvador pessoal e arrepender-se de seus pecados a pessoa deve dar testemunho de sua fé em Jesus, o que pode ser visto através dos frutos, ou fruto do Espírito (Mateus 7:20; Gálatas 5:22).

A certeza que podemos ter é a de que todo aquele que se achegar à Cristo com fé será recebido, acolhido, perdoado, justificado e salvo (Mateus 11:28; João 6:37; 1 João 1:9). Se na caminhada cristã ocorrer o pecado, é preciso voltar-se para Deus em arrependimento e confissão: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).

Fonte: Biblia.com.br

_______________

1 Ver “Repent” em www.blueletterbible.com (acessado em 02/06/2014).

2 Frederick F. Bruce, The Acts of the Apostles; [Greek Text Commentary], London: Tyndale, 1952, p. 97.