“Vigílias são reuniões de oração, louvor e pesquisa bíblica e geralmente duram várias horas.”

Vigílias são reuniões de oração, louvor e pesquisa bíblica e geralmente duram várias horas. As vigílias estão se tornando cada vez mais raras, em nossos dias. Talvez porque elas exigem bom planejamento, e porque as pessoas não estão acostumadas a ficarem várias horas louvando e adorando a Deus. Tenho participado de dois tipos de Vigília:

1. Noturna – geralmente inicia à noite e estende-se até a madrugada. Pode ser das 19h às 22h; das 22h às 05h da manhã; ou das 23h às 06h da manhã. Ou horários aproximados a esses. Depende do gosto e preferência de quem está organizando.

2. Diuturna – geralmente se inicia à tarde e se estende até à noite. Pode ser das 15h às 22h; das 16h às 23h; das 17h à meia-noite. Ou horários semelhantes.

O dia ideal para se realizar uma vigília é o sábado à tarde ou à noite, pois no domingo os participantes podem dormir e repor o desgaste da noite anterior. Fazer uma vigília no domingo fica difícil, pois irá atrapalhar o trabalho das pessoas que geralmente começa na segunda feira. Quando se consegue algum orador ilustre, grupo musical ou pessoa que tenha muitas experiência para contar, o ideal é deixar a vigília com um orador apenas. Do contrário, a vigília pode ter dois ou três oradores, no máximo. Muitos oradores iriam dispersar e distrair a atenção dos participantes.

Quanto à organização, seria interessante, dar um tema geral à vigília. Ex.: Sinais da Vinda de Jesus, Vida Cristã, Família e Casamento, etc. Toda vigília deveria possuir um momento para cânticos congregacionais em conjunto, pedidos de oração e orações a cada intervalo entre o fim da mensagem de um orador e o início de outra. Seria bom também dividir o tempo total da Vigília e dar a cada orador o seu tempo determinado para falar. O ideal é que ninguém fale mais que os demais. Lembro-me que certa vez fui convidado para pregar numa vigília e fui deixado por último. Quando chegou a minha vez, o horário já era avançado e não havia mais tempo pra mim. Isso jamais deve acontecer numa vigília.

Sobre os textos bíblicos, caberá a cada orador escolhê-los conforme o tema-geral da vigília, o assunto escolhido do orador e seu tempo-limite para expor seu assunto. É sempre bom observar se há visitas que não sejam da igreja. É bom evitar tocar em pontos polêmicos ou muito complexos que possam deixá-las embaraçadas. Para isso, peçam sabedoria a Deus.

Se a vigília tem duração de 5 ou mais horas, é bom reservar um momento para o Coffee-Break (lanche), principalmente pensando nas visitas e crianças presentes. Lembre-se que se tiverem fome as crianças começam a chorar e podem interferir o andamento a vigília. É bom reservar um tempo para esse momento de socialização. Todas essas informações são apenas dicas e conselhos que você pode aprimorar e adaptar segundo às necessidades de sua igreja. Que Deus lhe abençoe!

Fonte: Biblia.com.br