˜O sistema de dízimos aprovado pela Bíblia tem como objetivo a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva a pregação do evangelho (1 Coríntios 9:14).˜

O sistema de dízimos aprovado pela Bíblia tem como objetivo a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva a pregação do evangelho (1 Coríntios 9:14). O dízimo deve ser entregue à igreja (Malaquias 3:10), e ela então, estabelece uma base salarial única e remunera seus pastores de modo equitativo, de maneira que o pastor de uma igreja pequena ganha igual ao de uma grande. É assim que opera a Igreja Adventista do 7º Dia, cujos pastores são assalariados e não comissionados. Por isso, a Igreja Adventista tem sido elogiada por outras denominações.

Não podemos esquecer que tudo o que possuímos pertence a Deus. Somos somente seus mordomos! Quando entregamos o dízimo não estamos dando nada a Deus, estamos apenas devolvendo aquilo que pertence a Ele. Deus nos entrega 100% (valor bruto) e pede que devolvamos apenas 10%. O objetivo principal do dízimo é tirar o egoísmo do nosso coração, e nos ajudar a colocar nossa confiança não no dinheiro, mas em Deus. Como resultado deste relacionamento de confiança, teremos mais sabedoria para gastar nosso dinheiro, pois adquirimos uma perspectiva correta da nossa escala de valores, sabendo assim diferenciar o que é realmente essencial daquilo que é supérfluo. Também saberemos usar as coisas e amar as pessoas, jamais o contrário.

Finalizamos com o conselho do apóstolo Paulo: “Ora, os que querem ficar ricos, caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:9 e 10, 17-20).

O dízimo é um dinheiro sagrado e não compete a nós estabelecer um critério de entrega diferente daquele proposto pela igreja, mesmo que seja com motivos nobres. Sobre o dízimo em Deuteronômio 14, leia o artigo Posso doar meus dízimos para os pobres e viúvas?

Fonte: Biblia.com.br