Citações de Ellen White
sobre O Grande Conflito

O Senhor revelou os perigos que estão ao nosso redor e diante de nós. Por meio do Espírito de profecia [série conflito], Ele revelou as ilusões que levarão o mundo cativo e falou a Seu povo, dizendo: “Este é o caminho; andai nele.” [Isaías 30:21.] O volume quatro de O Grande Conflito [livro o grande conflito] desmascara os enganos de Satanás, e podemos esperar que o inimigo de toda a justiça envide todos os esforços ao seu alcance para afastar do povo aquilo que revela suas artimanhas.

Manuscrito 31, 1890. Par 3.

Por meio de Seu Espírito, o Senhor deu exatamente a instrução necessária neste momento […] O Senhor colocou sobre mim o encargo de trazer essas coisas à tona, e no Volume Quatro [o grande conflito] eu as apresentei; Ainda sinto o peso de que a mensagem chegue ao povo. Nesse livro há advertências para proteger o povo de Deus contra os muitos erros que serão promulgados como verdade. Toda família de nosso povo deve estudá-lo. As verdades que ele apresenta despertarão a consciência e, para muitos, serão uma salvaguarda contra o engano […] As advertências, repreensões e instruções dadas pelo Espírito de Deus são necessárias a todos. Há necessidade de um despertar, um esquadrinhamento do coração, na luz que Deus tem dado.”

Manuscrito 31, 1890. Par 4.

“As verdades apresentadas no Volume Quatro [o grande conflito] são necessárias para as pessoas e têm sido necessárias por anos. O Senhor ordenou-me que não demorasse a divulgar essas advertências, e não fui desobediente à visão celestial. Eu fiz tudo o que pude fazer. Outras ações devem fazer sua parte em dar ao livro a circulação que ele deve ter.”

Manuscrito 31, 1890. Par 5.

“A luz que Ele deu no Volume Quatro [o grande conflito] é para o mundo. ”                                                                                                         

Manuscrito 31, 1890. Par 10.

“Quando Cristo, em Sua obra redentora, é visto como a grande verdade central do sistema da verdade, uma nova luz é lançada sobre todos os eventos do passado e do futuro. Eles são vistos em uma nova relação e possuem um significado novo e mais profundo. É assim que Deus, por Seu Espírito Santo, abriu essas coisas para Seu povo. Deste ponto de vista, o Volume Quatro de O Grande Conflito apresenta à nossa visão a experiência passada da igreja e os grandes eventos do futuro. Nesse livro, Deus expôs diante de nós em sua verdadeira relação os eventos que ocorrerão em nossa terra.”

Manuscrito 31, 1890. Par 15.

“Mas Satanás está constantemente procurando interceptar todo raio de luz que Deus envia para preparar o povo para o que está diante deles. Aos que devem dar a luz ao mundo, ele apresentará planos que parecem ser para a promulgação da verdade, mas que na realidade impedirão a obra. Esses planos parecem tão plausíveis, no entanto, que são aceitos e, assim, seu objetivo é alcançado. É por isso que o Volume Quatro não recebeu a atenção que deveria.”

Manuscrito 31, 1890. Par 16.

“Muitos de nossos irmãos não pensam senão que outras publicações podem ser tão eficazes em levar almas ao conhecimento da verdade quanto o Volume Quatro [a grande controvérsia].”

Manuscrito 31, 1890. Par 20.

“Testifico às igrejas que o Volume Quatro [a grande controvérsia] deveria ter tido uma circulação tão ampla quanto qualquer outra obra que publicamos, e poderia ter tido se o esforço para trazê-lo perante o povo tivesse sido proporcional à importância e solenidade dos assuntos tratados.”

Manuscrito 31, 1890. Par 23.

“Esperei muito para que outros sentissem a importância de apresentar ao mundo as advertências do Volume Quatro. Tenho esperado que apresentem o assunto a nossos colportores. Mas ninguém parece sentir que tem algum dever especial no assunto. Agora eu apresento a vocês, meus irmãos, em nome do Senhor. Acho que muitos de vocês não sabem o que ele contém e peço que o estudem com cuidado e oração. Então você verá a força de minhas palavras; você verá a necessidade de insistir para que encontre um lugar em cada família entre nós e que seja levado ao mundo.”

Manuscrito 31, 1890. Par 24.

“Os resultados da circulação deste livro [O Grande Conflito] não devem ser julgados pelo que agora aparece. Ao lê-lo, algumas almas serão despertadas e terão coragem de unir-se imediatamente com aqueles que guardam os mandamentos de Deus. Mas um número muito maior que o lê não assumirá sua posição até que veja os próprios eventos preditos acontecendo. O cumprimento de uma predição inspirará fé de que outras também acontecerão, e quando a Terra for iluminada com a glória do Senhor na obra final, muitas almas tomarão sua posição nos mandamentos de Deus como resultado dessa operação.”

Manuscrito 31, 1890. Par 25.

“Os volumes do Espírito de Profecia [série conflito], e também os Testemunhos [testemunhos para a igreja], devem ser introduzidos em toda família observadora do sábado, e os irmãos devem conhecer seu valor e ser instados a lê-los. Não era o plano mais sensato colocar esses livros por um valor baixo e ter apenas um conjunto em uma igreja. Eles devem estar na biblioteca de cada família e ser lidos repetidas vezes. Que sejam guardados onde possam ser lidos por muitos.”

TT 291.

“Os livros Daniel e Apocalipse e O Grande Conflito são os livros que, acima de todos os outros, devem estar em circulação agora. Entregue-os ao povo. Luz e verdade eles devem ter. Rogo às pessoas a quem me dirijo que levem ao povo os próprios livros que o Senhor indicou que deveriam ter, e que o Senhor desperte homens com responsabilidades para limpar a estrada do Rei em vez de bloquear a estrada.”

Manuscrito 29, 1890. Par 30.

“Ninguém pode ter sido prejudicado financeiramente mais do que eu quando “O Grande Conflito” ficou por quase dois anos morto no Escritório. Apenas o trabalho não foi feito neste assunto. O livro “Leituras da Bíblia” estava amontoado antes de “Grande Conflito”, que já estava impresso e que deveria ter sido colocado nas mãos do colportor primeiro, porque era o primeiro e continha assuntos importantes que o povo precisava ter o mais rápido possível. Parecia que fui ridicularizada por causa de minha intensa seriedade em relação a esse livro, e o que poderia ter feito se não tivesse sido abandonado como foi, e por influências não santificadas e métodos egoístas e sem princípios afastados do povo. Esta foi uma transação desonesta para comigo e uma mordomia infiel para com Deus.”

PH079 9.2.

“Eu estava escrevendo o Volume 4 de O Grande Conflito [livro o grande conflito]. Estava fresco em minha mente como aqueles homens, sobre os quais o Senhor estava se movendo para levar ao mundo uma mensagem de luz e verdade, foram tratados, e porque não coincidiu com suas opiniões, os homens fecharam seus olhos e ouvidos para a mensagem enviada de Deus. Que efeito essa resistência e oposição tiveram sobre aqueles a quem Deus havia dado luz para brilhar em meio à escuridão moral que se acumulava sobre a igreja como o manto da morte? Eles cessaram seus esforços? Não. O Senhor havia colocado sobre eles o fardo: “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó os seus pecados”

Is 58:1. Manuscrito 30, 1889. Par 5.

“Battle Creek, Michigan, 1º de janeiro de 1891. Tenho muitos pensamentos confusos e carrego um fardo pesado. Por que nossos homens de responsabilidade na Review and Herald Office não sentem o peso de fazer circular o Volume 4 de O Espírito de Profecia [livro o grande conflito] mais amplamente entre nosso próprio povo e entre as pessoas do mundo? Na preparação deste livro, funcionários competentes foram empregados e muito dinheiro foi investido, a fim de que o volume pudesse ser apresentado ao mundo no melhor estilo possível.”

Manuscrito 24, 1891. Par 1.

“Como os homens que têm administrado a venda de nossos livros podem negligenciar por dois anos qualquer coisa para impulsionar a venda do Volume 4 [o grande conflito]? O Senhor me impressionou a escrever este livro para que, sem demora, pudesse ser divulgado em todas as partes do mundo, porque as advertências que ele contém são necessárias para preparar um povo para resistir no dia do Senhor. Mas homens de confiança permitiram que este livro caísse “morto” da imprensa. Nada que eu tenha dito ou escrito para eles, nada que eu tenha falado em público, mudou a ordem das coisas.”

Manuscrito 24, 1891. Par 2.

Minha alma ainda está sobrecarregada com a importância de fazer circular este livro. Um grave erro foi cometido. Embora nada de especial tenha sido falado abertamente contra o Volume 4 de The Spirit of Prophecy [livro o grande conflito], este livro foi em grande parte substituído por outro livro, que manteve longe do mundo a luz que Deus deu. O volume 4 foi descartado, e o livro intitulado Leituras da Bíblia foi recomendado pelos responsáveis pela circulação de nossas publicações. Leituras da Bíblia têm sido constantemente mantido na mente de nosso povo, por meio de ilustrações e avisos em nossos jornais e por elogios em reuniões públicas. Cada incidente que poderia ser usado em favor das leituras da Bíblia, foi apresentado ao nosso povo.”

Manuscrito 24, 1891. Par 3.

“Os livros maiores, “Patriarcas e Profetas”, “Grande Conflito” e “O Desejado de Todas as Nações”, devem ser vendidos em toda parte. Esses livros contêm a verdade para este tempo — verdade que deve ser proclamada em todas as partes do mundo. Nada deve impedir a sua venda.”

RH, 20 de janeiro de 1903, parágrafo 5.

Prezo mais o livro O Grande Conflito do que prata ou ouro, e desejo grandemente que seja apresentado ao povo. Enquanto escrevia o manuscrito de O Grande Conflito, eu me sentia muitas vezes consciente da presença dos anjos de Deus. E muitas vezes as cenas das quais eu estava escrevendo me eram novamente apresentadas em visões da noite, de modo que se achavam frescas e vívidas em minha mente.”

ME3, 123.

Deus me deu a luz contida em O Grande Conflito e Patriarcas e Profetas e esta luz foi necessária para despertar o povo para se preparar para o grande dia de Deus, que está diante de nós. Esses livros contêm o apelo direto de Deus ao povo. Assim Ele está falando ao povo com palavras animadoras, exortando-o a se preparar para Sua vinda. A luz dada por Deus nesses livros não deve ser ocultada.”

O Colportor Evangelista, 128, 129.

“Quantos leram cuidadosamente Patriarcas e Profetas, O Grande Conflito e O Desejado de Todas as Nações? Desejo que todos compreendam que minha confiança na luz que Deus deu permanece firme, porque sei que o poder do Espírito Santo engrandeceu a verdade e a tornou honrosa, dizendo: “Este é o caminho, andai nele”. Em meus livros, a verdade é declarada, protegida por um “Assim diz o Senhor”. O Espírito Santo traçou essas verdades em meu coração e mente tão indelevelmente quanto a lei foi traçada pelo dedo de Deus, nas tábuas de pedra, que agora estão na arca, para serem trazidas naquele grande dia em que a sentença será pronunciada contra todo mal, contra toda ciência sedutora produzida pelo pai da mentira.”

PM, 357.

“O Grande Conflito deve ser amplamente divulgado. Ele contém a história do passado, do presente e do futuro. Em seu esboço das cenas finais da história da Terra, ele dá um poderoso testemunho em favor da verdade. Estou mais ansiosa para ver uma ampla circulação deste livro do que de qualquer outro que escrevi; pois em O Grande Conflito, a última mensagem de advertência ao mundo é dada mais distintamente do que em qualquer um de meus outros livros.”

O Colportor Evangelista, 126, 127.

“Lamento agora que não fiz exatamente o trabalho que deveria ter feito quando E e H estavam em posições de responsabilidade e não apreciavam O Grande Conflito, volume 4, que o povo deveria ter tido então como está tendo agora. … A demora foi invenção do próprio Satanás. Ele estava trabalhando diligentemente e trouxe uma condição de coisas que o trabalho não pode agora ser como teria sido e feito seu trabalho, que o Senhor apresentou diante de mim que precisava ser feito. Os que impediram a obra terão de responder a Deus por isso.”

Carta 55, 1894.

“Foi-me dada instrução de que os importantes livros que contêm a luz que Deus deu a respeito da apostasia de Satanás no Céu devem ter ampla circulação agora mesmo; pois por meio deles a verdade alcançará muitas mentes. Patriarcas e Profetas, Daniel e o Apocalipse e O Grande Conflito são necessários agora como nunca antes. Devem ser amplamente divulgados porque as verdades que enfatizam abrirão muitos olhos cegos. … Muitos de nosso povo têm estado cegos para a importância dos mesmos livros que eram mais necessários. Tivessem então sido demonstrados tato e habilidade na venda desses livros, o movimento da lei dominical não estaria onde está hoje.”

O Colportor Evangelista, 123.