Gostaria de obter dados confiáveis e algum documento sobre o diagrama de “1843”. Quem o inventou e quando? Quando foi utilizado e por quem? Qual foi a sua importância ou singularidade? Por que a senhora White comenta sobre ele?

 

O famoso diagrama de “1843”, concebido em 1842 por Charles Fitch e Apollos Hale, foi um fator poderoso na proclamação da mensagem do advento naquele momento. Sua publicação foi autorizada pela XI Conferência Geral do movimento milerita, que se reuniu em Boston, em 24 de maio de 1842. (Signs of the Times, 18 de maio de 1842, p. 56; 1 de junho, p. 68; 22 ele junho, p. 96.) Alguns meses antes, Fitch foi para Springfield, Massachusetts, com seu diagrama de pano feito à mão. Suas séries de palestras mexeram com as pessoas daquela cidade, quando que ele frisou Habacuque 2:2: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo”, como pedido e cumprido no diagrama.

Trezentos exemplares, medindo 1, 1m por 1,40m, foram litografados em Boston, e usados na fase anterior ao movimento de 1843. O nome de Joshua V. Himes apareceu como o editor. Estes diagramas de 1843 não foram utilizados, no entanto, no clímax do “movimento do sétimo mês” ou fase do “verdadeiro clamor da meia-noite”, que foi de julho a outubro de 1844. O ano judaico de 1843 havia expirado em abril de 1844 (tempo civil), e os adventistas viviam agora conscientemente no ano sagrado judaico de 1844, e esperando pelo dia da expiação- o décimo mês judaico Tishri que aconteceria em 22 de outubro, quando todos esperavam o grande Sumo Sacerdote emergir do santuário celeste para abençoar seu povo a Sua espera.

Este não foi o primeiro e único diagrama profético que foi feito para a proclamação da mensagem do primeiro anjo, e que apareceu nos jornais mileritas. Vários diagramas feitos por William Miller, Calvin French, J. V. Himes, Apolo Hale e outros surgiram. (Por exemplo, veja Signs of the Times, 1 de maio de 1840, p 24; 1 de maio de 1841, p 21; etc.) Mas esse notável “Diagrama cronológico das visões de Daniel e João” de 1843, criado por Charles Fitch, foi um avanço evidente sobre todos os diagramas anteriores, corrigindo algumas imprecisões antigas, e omitindo uma série de posições insustentáveis, embora mantendo certos erros em algumas das figuras. Todas estas figuras centradas no ano judaico de 1843, em vez de 1844, mais tarde foi claramente reconhecida por todos no verão de 1844 como sendo a data final errada.

A importância vital do diagrama de 1843 no desenvolvimento do movimento do advento foi claramente reconhecida e atestada por Ellen White em 1850, no jornal Present Truth. Esta declaração foi escrita em meio a um repúdio à direção divina, às mensagens do primeiro e segundo anjo, do Adventismo nominal, devido à sua amarga desilusão e a negação resultante de

 

que o período dos 2.300 anos ainda não tinha terminado. Rejeitaram a luz que avançava sobre o santuário, sábado, e o Espírito de profecia, que por si só poderia, e iria, explicar o desapontamento que sustentava que o espírito que os levara era o mesmerismo, em vez de o Espírito de Deus. No meio de todo este repúdio, um depoimento divino foi dado da mão orientadora de Deus, apesar de alguns erros e equívocos, tanto de 1843 quanto as fases do movimento de 1844. Assim, o diagrama de 1843 veio como providência de Deus, e teve seu lugar designado.

As seguintes notas dão de uma forma condensada, na forma de um quadro, o âmbito essencial do diagrama de 1843, seus avanços notáveis e mais revisões de diagramas anteriores mileritas, as omissões evidentes de posições previamente estabelecidas, e certos erros acumulados em “algumas das figuras” no diagrama de 1843, como aludido por Ellen G. White. Segue a lista de trechos documentados para estudo.

 

Notas sobre os detalhes do “diagrama de 1843”

 

Âmbito de aplicação do “diagrama de 1843”

 

  1. Imagem de Daniel
  2. Divisão dos pés e
  3. Bestas em Daniel 7, e chifre pequeno
  4. Bode, carneiro, e chifre de Daniel
  5. Crucificação no meio da septuagésima
  6. O dragão pagão do Apocalipse
  7. A besta papal do Apocalipse
  8. A quinta e sexta trombeta do Apocalipse
  9. Os vários períodos proféticos- 1260, 1290, 1335 e 2300 dias, os 5 meses, e os “7 tempos dos gentios”.

 

Posições desenvolvidas sobre o “diagrama de 1843”

 

  1. Os dez reinos- os “pés e os dedos”, não simplesmente (Observe os lombardos.)
  2. Três chifres    arrancados-     os    ostrogodos,     vândalos    e     hérulos. (Diferentemente da lista de Miller.)
  3. 1260 anos do chifre pequeno – elevação do bispo romano (Não da erradicação do terceiro chifre oposto.)
  4. O chifre notável em Daniel 8- Roma, pagã e papal. (Não Antíoco Epifânio, ou maometanismo.)
  5. Primeira besta do Apocalipse 13 – Roma (Não Roma pagã, como em diagramas anteriores.)
  6. 150 anos de trombeta – de 1299-1449, quando a sexta trombeta começa. (Nenhuma menção da data do fim específico da sexta trombeta.)

 

  1. Autoridades citadas: Josephus, Whelpley, Marchiaval, bispo Lloyd, doutor

 

Omissões de posições anteriores sobre diagramas antigos

 

NOTA: Este diagrama traz as marcas de uma revisão cuidadosa, a fim de eliminar certas suposições e conjecturas, como apareceram em meia dúzia dos diagramas anteriores.

 

  1. 33 C. como a data estabelecida para a cruz não mencionada, como havia aparecido em todos os diagramas anteriores. (Hales, responsável por ter mencionado a cruz de 31 d.C., mas que ainda não foi estabelecida.)
  2. Segunda besta do Apocalipse 13 omitida. (Anteriormente citada como Papado, ou como a França).
  3. 666 como ano pagão ou Roma imperial. (Diferentemente da posição uniforme de Miller e de diagramas anteriores.)
  4. “Diário” identificado como paganismo, como nos antigos (Fitch, quem fez do diagrama de 1843, na sua primeira carta a Miller em 1838, questionou a sua posição.)
  5. Não foram mencionados os dez reis que reinariam durante trinta

 

Erros contidos em “algumas das figuras” (plural). (Ver Primeiros Escritos, p. 74)

 

NOTA: Este diagrama de 1843, não utilizado no movimento do sétimo mês culminou com o de 22 de outubro de 1844.

 

  1. 158 a.e. como sendo a data da ligação \ mantida entre judeus e romanos’. (Deveria ser 161 a.C.)
  2. 1843, o antigo término dos 2300 anos. (Isso foi antes da correção para 1844.) 3. 606 como a data para a ascensão do’ Islamismo.
  3. Numerosas pequenas discrepâncias em outras datas, como alguns dos dez chifres, 490 d.C. para a separação de Roma, e as “7 vezes” a partir de 677 a.e., etc.

 

Documento sobre o diagrama de “1843” e a primeira mensagem

 

  1. Apresentado por Fitch e autorizado pela Conferência

 

“Em maio de 1842, uma Conferência Geral foi novamente convocada em Boston, Massachusetts. Na abertura desta reunião os irmãos Charles Fitch e A. Hale, de Haverhill, nos apresentou as visões de Daniel e João que haviam desenhado no tecido, com os números proféticos e o término da visão, que eles chamaram de diagrama. Para explicar o assunto, o irmão Fitch disse,

 

em suma, o seguinte: ele vinha pensando sobre o assunto, e sentiu que, se algo poderia ser feito, seria simplificar o assunto e torná-lo muito mais fácil para ele apresentá-lo ao povo. Aqui pareceu que havia surgido uma nova luz. Esses irmãos haviam cumprido uma profecia dada por Habacuque há 2.468 anos, onde ele disse: “‘O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.’ Isto se tornou agora tão claro para todos, que foi votado por unanimidade para que sejam imediatamente feitos trezentos desses diagramas litografados, que aquel~s que sentiram a mensagem possam ler e correr com ele.”- Second Advent Way Marks and High Heaps, José Bates, New Bedford, 1847, p. 10,

  1. (Ver também Life of Joseph Bates, 1878, p. 272.)

 

  1. Diagrama profético publicado

 

“‘O diagrama cronológico das Visões de Daniel e João.’ Agora está quase pronto, e estará pronto para entrega em poucos dias. Preço, U$ 2,50 por cópia aos assinantes. Publicado em Devonshire Street, No.14, no andar de cima. Assinantes poderão enviar ou pedir em breve. “- Signs of the Times, 22 de junho de 1842, p. 96.

 

  1. Influência poderosa do diagrama

 

“Você que participou desta mensagem do primeiro anjo, e sentiu seu poder e glória, e viu seus efeitos sobre as pessoas, basta voltar comigo para as reuniões campais, conferências e outras reuniões onde o ano de 1843, foi proclamado a partir do diagrama de [“1843″] com solenidade, zelo e santa confiança os servos do Senhor proclamaram o tempo. E como suas palavras desceram sobre o povo, derretendo até o coração mais duro do pecador; pois Deus estava com eles, e Seu espírito estava na solene mensagem.”- Tiago White em Present Truth, abril de 1850, p. 65.

 

  1. Tiago White usa o diagrama em sua primeira viagem para pregação

 

“Em outubro de 1842, em uma reunião campal que eu assisti, uma reunião campal adventista foi realizada em Exeter, Maine, a reunião foi grande, havia numerosas tendas pregando de forma clara e poderosa, e o canto de melodias sobre o segundo advento possuf a um poder como eu nunca tinha testemunhado antes em canções sagradas. Minha segunda experiência com o advento foi grandemente aprofundada nesta reunião, e no fim, senti que deveria ir imediatamente para o grande campo da colheita, e fazer o que pudesse para espalhar o chamado de advertência. Por isso, preparei três palestras, um para remover tais objeções como o tempo do advento de não ser conhecido, e o milênio temporal, uma sobre os sinais dos tempos, e outra sobre a profecia de Daniel.

 

“Eu não tinha um cavalo, sela, freio, nem dinheiro, mas senti que deveria ir. Eu precisava. Usei os lucros do inverno passado comprando roupas que eu precisava, para participar nas reuniões do Segundo Advento, e na compra de livros e diagramas. Mas o meu pai me ofereceu um cavalo para uso no inverno, e o irmão Polley me deu uma sela com ambas as almofadas rasgadas, e várias peças de um freio antigo. Aceitei tudo de bom grado, e alegremente coloquei a sela em uma manta e preguei as almofadas, presas as peças do freio juntamente com pregos de ferro fundido maleáveis, dobrei meu diagrama, com alguns panfletos sobre o assunto do advento sobre o meu peito, com meu casaco perfeitamente abotoado e saí da casa do meu pai a cavalo. Chegando lá, dei de três a seis palestras em quatro cidades diferentes ao redor de Palmyra.” – Life lncidents, de Tiago White, 1868, p. 72, 73.

 

  1. Descrição de Whittier dos diagramas

 

John Greenleaf Whittier, ao descrever um das enormes reuniões campais Adventistas- em Camp East Kingston, New Hampshire (5 de junho de 29 de julho de 1842)- das quais Apolo Hale foi secretário, descreveu assim o diagrama profético utilizado, que foi, sem dúvida, o diagrama original feito em tela a partir do qual foram feitas cópias litografadas:

 

“‘Suspensas na frente do púlpito estavam duas grandes folhas de tela grossas, das quais uma estava a figura de um homem – que tinha a cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre de bronze, as pernas de ferro, e pés de barro- o sonho de Nabucodonosor! No outro foram retratados as maravilhas da visão das bestas apocalípticas- os dragões e a mulher escarlate vista pela vidente em Patmos, de tipos e números e símbolos místicos Orientais, traduzidos ao observar as realidades dos Yankees, que eram exibidos como animais em um zoológico de viagem. Uma imagem horrível, com suas cabeças e extremidade caudal escamosa horríveis , lembrou-me da enorme linha de Milton, que, ao falar do mesmo dragão do mal, descreve-o assim:

 

“‘A sua cauda curvada é grande e escamosa e horrível.”‘

 

“‘Para uma mente criativa, a imagem estava cheia de um estranho interesse. O círculo de tendas dos White, os arcos de madeira escuros, os rostos voltados para cima, as vozes altas dos oradores, sobrecarregadas com a péssima linguagem simbólica da Bíblia”. – Citado em “Life of William Miller”, Sylvester Bliss, Boston, 1853, p. 166.

 

  1. Diagrama Sugerido a Fitch por Habacuque 2:2

 

“Já em 1842, a direção dada nesta profecia, para ‘escrever a visão, e torná-la clara em tábuas, para que ele possa executar a leitura de uma tabela profética para ilustrar as visões de Daniel e Apocalipse. O mapa foi considerado como um cumprimento da ordem dada por Habacuque. Ninguém, no entanto, notou que um aparente atraso no acontecimento da visão, um tempo de espera, é apresentado na mesma profecia.” – Ellen G. White, “O Grande Conflito”, 1911, p. 392.

 

NOTA: O tempo de tardança foi claramente reconhecido e enfatizado após o término do ano sagrado judaico “1843”, em abril de 1844 (tempo civil). Vivendo conscientemente depois em “1844”, os adventistas não usaram este famoso diagrama neste movimento posterior para anunciar a expectativa de outubro de 1844.

 

  1. A mão de Deus ocultou um erro em números

 

“O Senhor me mostrou que o diagrama de 1843 era comandado por sua mão, e que nenhuma parte dele deveria ser alterada; que os números eram como Ele queria. Sua mão estava sobre o diagrama e ocultava um erro em algumas das figuras, para que ninguém pudesse vê-lo, até que sua mão fosse retirada”. – E. G. White, Present Truth, nov. 1850, p. 87, vol. I.