A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e condições a ela relacionadas estão se espalhando rapidamente ao redor do mundo.  Com base em estudos estatísticos, estima-se que, no futuro próximo, em muitos países do mundo, cada congregação da Igreja com cem membros ou mais terá pelo menos um amigo ou parente com Aids.

A Aids é transmitida através de duas grandes fontes básicas: intimidade sexual com uma pessoa contaminada e introdução de sangue contaminado de HIV (vírus da imunodeficiência humana) no corpo, quer seja por meio de injeções com agulhas e seringas não-esterilizadas, ou por meio de produtos derivados de sangue contaminado.  A Aids pode ser prevenida evitando-se o contato sexual antes do casamento e mantendo-se um fiel relacionamento monogâmico no matrimônio com uma pessoa não-contaminada, e evitando-se o uso de agulhas não-esterilizadas em injeções e garantindo a segurança dos produtos de sangue.

Os adventistas estão comprometidos com a educação para a prevenção da Aids.  Por muitos anos os adventistas têm lutado e continuam lutando contra a circulação, venda e uso de drogas.  Eles apoiam a educação sexual que inclui o conceito de que a sexualidade humana é um dom de Deus à humanidade.  A sexualidade bíblica limita claramente as relações sexuais a um cônjuge e exclui os relacionamentos promíscuos e todos os outros tipos de relações e o consequente aumento de exposição ao HIV.

A reação cristã à Aids deve ser pessoal – compassiva, prestimosa e redentora.  Assim como Jesus cuidava daqueles que tinham lepra, a temida enfermidade transmissível dos Seus dias, Seus seguidores hoje cuidarão daqueles que têm Aids.  Tiago admoesta: “Que bem existe em lhes dizer: Que Deus os abençoe! Agasalhem-se e comam bem! – se vocês não dão a eles o que precisam para viver?” (Tia. 2:16)


Esta declaração pública foi liberada pelo presidente da Associação Geral, Neal C. Wilson, depois de consulta com os 16 vice-presidentes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em 5 de julho de 1990, na sessão da Associação Geral em Indianápolis, Indiana.