A igreja mundial designou o sábado, dia 18 maio de 2013, como um dia de oração, de lembrança e de um novo compromisso com a missão. Um aniversário de 150 anos é uma oportunidade para reconhecer que está mais próximo do que nunca o dia de vermos Jesus voltando nas nuvens do céu. Estamos vivendo o tempo propício para buscar de Deus o reavivamento, a reforma da vida e o batismo diário do Espírito Santo. É nosso dever dar ao Mundo, num alto clamor, o último convite de Cristo antes de Sua vinda.

Faça o download do Sermão e do Powerpoint:

150 anos da IASD (POWERPOINT)

Associação Geral IASD – 150 anos (SERMÃO)


Sermão

Associação Geral da IASD – 150 anos
Unidos na Missão

 

Fernando Dias de Souza
Renato Stencel

Por que Deus fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia? Hoje, 150 anos após a organização da Associação Geral, é um momento oportuno para relembrar nossa história a fim de refletirmos sobre o valor e a importância da  missão profética confiada por Deus a cada um de nós.

Ao longo dos séculos de trevas e perseguição, mártires e heróis da fé (SLIDES 2, 3, 4) conduziram a lâmpada da verdade recebida das mãos de Cristo. A luz da Palavra de Deus (SLIDE 5) iluminou os acontecimentos preditos pelos lábios do próprio Salvador como sinais de Sua segunda vinda e do desfecho da história mundial.

Eventos como o Terremoto de Lisboa (SLIDE 6), o escurecimento do Sol e da Lua (SLIDE 7), a Revolução Francesa (SLIDE 8) e a chuva de estrelas (SLIDE 9) cumpriram profecias que inauguraram o início tempo do fim marcando o período em que Deus estenderia ao Mundo a última oportunidade de preparo para o encontro com Cristo.

Nessa época profética, estudiosos da Bíblia (SLIDE 10) de todo o Mundo foram usados pelo Espírito de Deus para interpretar os acontecimentos finais preditos nos escritos de Daniel e Apocalipse. Dentre eles, destaca-se Guilherme Miller (SLIDE 11), fazendeiro da Nova Inglaterra, EUA, que começou a pregar sobre a mais longa profecia de tempo de toda a Bíblia, os dois mil e trezentos anos de Daniel 8:14, ao final dos quais o santuário seria purificado (SLIDE 12).

A compreensão desse texto pelos estudiosos indicava que no dia 22 de outubro de 1844 a Terra ‘o santuário’ seria purificada pela volta de Jesus (SLIDE 13). Uma mensagem tão empolgante atraiu a expectativa de multidões de pessoas em comunidades, igrejas, tendas e em grandes reuniões campais. Adeptos de diversas religiões uniram-se para anunciar o cumprimento da mais aguardada profecia bíblica: o retorno do nosso Senhor Jesus Cristo.

O dia marcado com tanta precisão nas páginas sagradas chegou. Sobre rochas, colinas e bosques milhares de adventistas esperavam receber Jesus em glória (SLIDE 14). No entanto, o amargor da passagem do tempo lhes trouxe grande desapontamento e decepção espirituais. O tão aguardado evento não se cumpriu conforme a expectativa. Tal fato os levou de volta às Escrituras, e Deus então lhes mostrou que ainda era necessário profetizar a “muitos povos, nações, línguas e reis” (Apoc. 10:11) (SLIDE 15).

Na manhã imediata, Hiram Edson, um dos crentes no advento, viu Jesus, o nosso Sumo Sacerdote, adentrar no lugar santíssimo do Santuário Celestial (SLIDE 16). Ele compreendeu que, enquanto Cristo concluía o Plano da Redenção no Céu, Seu povo concluiria a pregação do Evangelho em todo o Mundo.

E assim, inflamados pela necessidade de restaurar a pureza do evangelho e confirmar a mensagem da profecia bíblica, Deus escolheu um porta-voz para o tempo do fim que receberia a luz do Espírito Santo para iluminar cada vez mais as Sagradas Escrituras, única regra de fé e prática do povo remanescente.

Sendo assim, Ellen White (SLIDE 17). recebeu de Deus milhares de sonhos e visões proféticas que promoveram o estudo profundo da Bíblia e o testemunho da Sua mensagem ao Mundo. Ela orientou que a verdade presente deveria ser anunciada da forma mais ampla, valendo-se da publicação de revistas, livros e folhetos (SLIDE 18). Assim, nasceu um sólido ministério de produção e distribuição de literatura para instruir pessoas no conhecimento da Bíblia e na prática de seus princípios. Tal ministério contribuiu de forma poderosa para a formação e desenvolvimento de um povo que deveria representar o amor e a vontade de Deus a toda humanidade.

Esse progresso gerou a necessidade de se arquitetar um plano de organização denominacional a fim de capacitar e qualificar esse povo para o cumprimento da missão evangélica em todo o Mundo (SLIDE 19).   Sendo assim, em 21 de maio de 1863, foi estabelecida a Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia (SLIDE 20).

Nesta data, a Igreja infante possuía apenas 3.500 membros espalhados em 125 congregações locais. Com essa base lançada, esse Movimento expandiu-se para abraçar todo o globo com a mensagem do advento na esperança gloriosa de Jesus Cristo.

Agregaram-se aos ministérios já existentes, diversas novas maneiras de servir àqueles que precisam ser avisados sobre o iminente retorno de Cristo a Terra. Clínicas e hospitais (SLIDE 21 e 22) cuidam para restaurar o corpo como um templo. Escolas (SLIDE 23) preparam estudantes para a vida eterna. Os diligentes colportores (SLIDE 24)  apresentam orientações preciosas àqueles que, de outra maneira, jamais as conheceriam. Os jovens e desbravadores (SLIDE 25) organizam-se para salvar e servir, tendo o alvo de levar a mensagem do advento ao mundo em sua geração.

Abnegados missionários (SLIDE 26) despedem-se de suas pátrias e cruzam os mares para ir tanto ao gélido polo quanto ao tórrido e escaldante deserto (SLIDE 27) levando, até mesmo às ilhas perdidas em meio do vasto oceano, a cura do corpo e o refrigério da alma.

Cada povo, raça ou etnia, em cada língua, é contemplado em receber as boas-novas (SLIDE 28). E cada membro da grande família deste movimento profético é chamado a dar a mão ao Senhor Jesus e erguer o estandarte da fé que uma vez foi entregue aos santos apóstolos e profetas.

Hoje, 150 anos depois de organizada em uma Associação Geral, a Igreja Adventista do Sétimo Dia cumpre sua missão anunciando Jesus em 209 países. Somos uma família de quase 25 milhões de membros (SLIDE 29)  participando do privilégio de sermos portadores da notícia mais poderosa de todos os tempos: a breve volta de Jesus Cristo a este Mundo.

A igreja mundial designou o sábado, dia 18 maio de 2013, como um dia de oração, de lembrança e de um novo compromisso com a missão. Um aniversário de 150 anos é uma oportunidade para reconhecer que está mais próximo do que nunca o dia de vermos Jesus voltando nas nuvens do céu. Estamos vivendo o tempo propício para buscar de Deus o reavivamento, a reforma da vida e o batismo diário do Espírito Santo. É nosso dever dar ao Mundo, num alto clamor, o último convite de Cristo antes de Sua vinda.

Ao concluirmos, é oportuno novamente perguntar: Por que Deus fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia?

“Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incidiu a maravilhosa luz da Palavra de Deus […] a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, Vol. 9, p. 19).

O sentimento de compromisso com essa missão leva cada um de nós a orarmos juntos:

 

Me inflama, oh Senhor, me inflama. Não importa como.
Inflama meu coração em paixão pelo mundo;
Me inflama a dar, a ir, mas acima de tudo a orar;
Me inflama, até que a Tua bandeira vermelha seja conhecida
Em todas as terras que ainda vivem sob as trevas do pecado,
E nos desertos onde a Tua cruz ainda não foi erguida.

Oh Senhor, me inflama, até que todo o meu coração
Esteja repleto de compaixão por estas almas;
Até que sinta o dever ardente de orar;
Até que o Teu amor constrangedor alcance todos os polos,
Aos extremos de norte a sul, de leste a oeste a fim de que todos
Sejam incendiados pela chama ardente do Teu eterno amor.

Homer R. Salisbury

 

Que Deus derrame sobre nós Seu Divino Espírito, a fim de que, por Seu intermédio, possamos dedicar todos os nossos dons e talentos, nossas forças e energias, no cumprimento dessa sagrada missão.