Este relato do sonho da Sra. White foi publicado no livro Conselho aos Idosos, paginas 122 a 125. Críticos tem usado esse texto para condená-la de ter falado com os mortos. Esse na verdade foi apenas um acontecimento compreensível na vida de uma viúva que sonhou com o seu companheiro tão querido. Após a morte de Tiago, Ellen sentia muito a sua falta, ela diz: “Meu esposo faleceu em 1881. Durante o tempo que se passou constantemente senti falta dele. Durante o primeiro ano após sua morte senti intensamente minha perda.” (p. 122)

Assim, ela orou a Deus pedindo luz sobre seu dever de continuar sozinha na missão, e em resposta a sua oração ela diz ter tido um sonho onde Tiago lhe apareceu dizendo que sua morte tinha sido uma bênção, pois estava muito cansado, e de que ela deveria evitar o excesso de trabalho. No inicío e final de seu relato, Ellen White o identifica como sendo um sonho e nele a Srª White expressa o desejo de estar novamente com Tiago. Mas ela finaliza dizendo: “Acordei. O sonho tinha parecido ser tão real.” (p. 124) e mais adiante ela ressalta: “Ele vai descansar até a manhã da ressurreição.” (p. 125)

Esse incidente, portanto, foi apenas um sonho usado por Deus como um meio de confortá-la e em tempo algum Ellen White acreditou ter falado com Tiago após sua morte.