Qual a forma correta de batismo: por imersão ou aspersão?

“A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38).”

Antes da era cristã os judeus batizavam seus prosélitos por imersão. Os essênios de Qumran observavam a prática de imergir tanto os membros quanto os conversos. A Bíblia ensina que existe apenas um tipo de batismo e este foi ensinado por Jesus e praticado por todos os apóstolos e pela igreja cristã primitiva (Efésios 4:5; Mateus 28:19, 20 ; Romanos 6:1-6; Atos 8:38). O próprio termo  “batismo” provém do gregobaptizo e significa mergulhar, imergir e não aspergir.

As descrições de batismos na Bíblia indicam que as pessoas entravam na água (Atos 8:38) e dela saíam (Mateus 3:16). Os batismos eram realizados em locais em que havia abundância de água para que as elas pudessem ser submergidas e serem batizadas por imersão (Mateus  3:6). Jesus Cristo nos deu o exemplo e, mesmo não tendo nenhum pecado, João Batista o batizou por imersão no rio Jordão (Mateus 3:13-17; Hebreus 4:15). A Bíblia ensina o batismo por imersão.

Na carta de Romanos, capítulo 6, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo. Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, é um símbolo de morte para o pecado. Simboliza o sepultamento do pecado e da velha vida de pecados. Ao ressurgir das águas batismais a analogia se torna completa, porque Cristo também ressurgiu da sepultura da morte para a vida. O sair das águas representa o novo nascimento para uma “vida nova”, pelo poder de Cristo (Romanos 6:4). Essa analogia requer que o batismo seja por imersão.

Se Paulo ensinou o batismo por imersão, podemos concluir que ele foi batizado dessa maneira, pois só existe um batismo (Efésios 4:5), o batismo exemplificado e ensinado por Cristo, e este foi por imersão (Mateus 3:13-17; Mateus 28:19).

A própria expressão de Paulo “sepultados com Ele [Cristo] no batismo” (Romanos 6:4) só tem significado se o batismo for por imersão.

Fonte: Biblia.com.br