Porque não devemos tomar café?

“Há mais motivos do que o problema do ataque cardíaco para não se consumir café ou chá que tenha cafeína.”

Fator científico:

A cafeína atua bioquimicamente de uma forma que franqueia o fluxo de açúcar e de gordura na corrente sanguínea, muito embora já haja aí quantidade suficiente dessas substâncias. Tanto o excesso de açúcar no sangue quanto os triglicerídios (gorduras) tendem a causar moléstia cardíaca proveniente do endurecimento das artérias. Não seria comum encontrar uma pessoa cuja gordura no sangue fosse elevada só porque toma café. Mas a nicotina do fumo e o estresse que tende a conduzir a bioquímica na mesma direção como faz o café – juntamente com o café podem resultar em elevado teor de triglicerídios no sangue.

O café tende, também, a elevar a pressão sanguínea sistólica. Ele pode causar palpitações e arritmias ou irregularidades do coração em algumas pessoas. Estudos recentes conduzidos na Europa e nos Estados Unidos proporciona evidência de que beber café (ou chá com elevado teor de cafeína, ex. chá preto) aumenta o risco de ataque cardíaco. Isto se deve provavelmente à sua tendência para causar arritmias.

Há mais motivos do que o problema do ataque cardíaco para não se consumir café ou chá que tenha cafeína. A probabilidade de câncer na bexiga duplica com duas ou mais xícaras de café diariamente, de acordo com estudo recente. O café diminui a absorção de ferro não-hemoglobínico em 39%, quando tomado com uma refeição de hambúrguer. O chá diminui a absorção de ferro em 64%. Aumenta o fluxo gástrico e baixa a pressão do esfíncter inferior, causando azia. Mesmo os refrigerantes aumentam de três a cinco vezes a produção de ácido. A única bebida razoável para se tomar entre as refeições é a água. Citado por, Scharffenberg J.A.  – IAES, 1988.

Fator espiritual:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31

 “Os filhos de Deus não podem glorificá-Lo com o corpo enfermo ou a mente enfraquecida.” CSRA, p. 18. “Tudo que nos diminui a força física, enfraquece a mente a torna menos capaz de discernir entre o bem e o mal. Ficamos menos aptos para escolher o bem, e temos menos força de vontade para fazer aquilo que sabemos ser justo.” CSRA, pgs. 48 e 49.

Fonte: Biblia.com.br