O que a Bíblia diz sobre o favoritismo?

“Deus não gosta e não pratica o favoritismo. Ele considera a todas as pessoas iguais, não importa a raça, condição social, cor de pele ou nacionalidade.”

Deus não gosta e não pratica o favoritismo. A Bíblia diz em Atos 10:34: “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas.” Deus considera a todas as pessoas iguais, não importa a raça, condição social, cor de pele ou nacionalidade. Deus ama e deseja salvar todas as pessoas.

Na verdade, Deus condena o favoritismo, pois isto vai contra ao Seu caráter e amor. A Bíblia diz em Malaquias 2:9: “Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.” A discriminação religiosa é abominável a Deus. Para Ele, todos somos pecadores e carecemos da Sua graça.

O favoritismo desvaloriza as pessoas por quem Cristo morreu e mostra uma ignorância dos valores de Deus. A Bíblia diz em Tiago 2:1-4: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido, e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?”

É perigoso e indica falta de sabedoria mostrar favoritismo dentro de uma família. Lembra-se da história de Jacó e José? A Bíblia diz em Gênesis 37:3-4: “Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” Infelizmente, o amor que Jacó nutria por José provocou ciúmes no coração dos irmãos. Todas as tragédias ocorridas nessa família surgiram por causa de uma relação equivocada por parte dos membros da família. Não seja assim em sua família! Então, seja sábio e não desenvolva favoritismo. Ame a todos! (BibleInfo.com).

Equipe: Biblia.com.br