O que a Bíblia diz sobre a preguiça?

“A preguiça não é virtude, e a falta de ocupação produtiva pode acarretar sérios problemas pessoais e sociais.”

A preguiça não é virtude, e a falta de ocupação produtiva pode acarretar sérios problemas pessoais e sociais. Em uma carta aos tessalonicenses, Paulo escreveu: “Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão” (2 Tessalonicenses 3:11-12).

A vida cristã deve ser caracterizada por trabalho árduo, conforme exorta as Escrituras Sagradas: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Os preguiçosos não têm êxito na vida. A Bíblia diz em Provérbios 10:4-5: “O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece. O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” Os preguiçosos não têm bom senso: “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o faz o preguiçoso na sua cama. O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem” (Provérbios 26:13-16).

Até as formigas ensinam os preguiçosos. A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. o preguiçoso, até quando ficarás deitador? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.” BibleInfo.com

Fonte: Biblia.com.br