O que a Bíblia diz sobre a coragem?

“Como podemos vencer o medo e ter coragem? Posso encontrar na Bíblia a fonte de encorajamento?”

Você já sentiu medo? Esse é um sentimento de auto-proteção que pode surgir diante de alguma ameaça iminente, quer seja ela real ou imaginária. A Bíblia descreve que depois de desobedecer a Deus e cometer pecado, o homem teve medo e se escondeu de Deus: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gênesis 3:10 – NVI). Embora o medo seja uma realidade desse mundo caído em pecado, Deus é a fonte de amor, esperança, perdão e salvação. Ele nos encoraja em cada situação de nossa vida. Ele diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10).

Quando Moisés conduzia o povo de Israel para tomar posse da terra de Canaã, havia um grande desafio, pois a terra já era habitada e os israelitas não eram preparados militarmente. Mas Deus encorajou a liderança e todo povo dizendo: “O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: ‘Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu mesmo estarei com você” (Deuteronômio 31:23 – NVI).

Portanto, a nossa coragem deve estar fundamentada no poder de Deus. Quando Paulo enfrentou o julgamento do sinédrio, já como prisioneiro, Deus o encorajou. O relato de Atos descreve esse episódio:

“Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” (Atos 23:11).

Assim como o Senhor se colocou ao lado de Paulo para o animar e encorajar, Ele também promete estar conosco em toda e qualquer situação (Salmos 23:4; Mateus 28:20). Confie em Deus, seja forte e corajoso, pois Ele tem um lindo plano para você!

Quer descobrir mais sobre esse plano divino? Faça um curso bíblico que é oferecido no site!

Que Deus lhe abençoe!

Fonte: Biblia.com.br