O que a Bíblia diz sobre a conversação?

“Uma conversação vale a pena quando é agradável. A Bíblia diz em Colossenses 4:6: “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.””

Uma conversação vale a pena quando uma pessoa dá ouvidos a outros. A Bíblia diz em Tiago 1:19: “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.”

A Bíblia ainda traz algumas advertências:

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

“Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior” (2 Timóteo 2:16).

“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças” (Efésios 5:3, 4).

Jesus condenou a hipocrisia dos fariseus, pois eles mantinham as aparências e o formalismo da religião, mas não viviam a realidade da fé, da confiança e dependência de Deus. A eles foi dito: “Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).

Esse texto é revelador, pois como podemos manter uma conversação pura se o coração é impuro? O segredo está em manter-se ligado à videira, que é Jesus: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim” (João 15:4 – NVI).

Permanecendo em Cristo e meditando em Sua Palavra, nossa mente é renovada e transformada por meio da ação do Espírito Santo e isso refletirá em nossas conversações:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2; 1 Pedro 1:23). (Adaptado de Bibleinfo.com)

Fonte: Biblia.com.br