O que a Bíblia diz sobre a amizade?

“Existem diversos textos na Bíblia que falam sobre amizade.”

Existem diversos textos na Bíblia que falam sobre amizade. Acompanhe abaixo:

1) “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17). A lealdade é parte de uma amizade genuína, seja nos bons ou maus momentos.

2) “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (João 15:15). O melhor amigo que podemos ter é Jesus. Ele nos convida diariamente para estreitarmos os laços de amizade e companheirismo.

3) “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22). Esse texto nos convida a uma melhor reflexão acerca da escolha dos nossos amigos. Eles devem amar ao Senhor e devem ter corações puros.

4) “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Filipenses 2:3-4). A pessoa que deseja ser amiga de outra precisa compreender que deve deixar de lado o egoísmo e os próprios interesses.

5) “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28). Bisbilhotice pode destruir amizades. O cuidado com a língua é fundamental para mantermos uma amizade genuína.

6) “O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe” (Provérbios 27:9-10). Vale a pena manter os nossos amigos, pois nos dão suporte e aconselhamento para as decisões da vida.

7) “Leais são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos” (Provérbios 27:6). Um amigo que se preocupa conosco sempre falará e agirá de forma honesta, mesmo que a sinceridade nos ofenda.

Fonte: Biblia.com.br