Como cuidar de uma pessoa em depressão?

“Neste artigo você encontrará orientações de como lidar com quem sofre de depressão.”

Para cuidar de uma pessoa em depressão é necessário muito amor e, principalmente, muita paciência. Demonstre que você está, de fato, querendo ajudar, que a ama e quer vê-la feliz. Não é fácil. Às vezes, dá a impressão de que nossa ajuda não está favorecendo; mas persista.

Há momentos em que não é necessário falar. O fato de você estar ao lado da pessoa já é de grande importância. Ore, leia a Bíblia e diga que as vidas emocional e espiritual andam juntas. É necessário cuidar do emocional e também do espiritual.

Muitas vezes a pessoa está sem vontade de orar e de ler a Bíblia, por isso é necessário ajudar na alimentação espiritual. Sabe, como um bebê, dar o alimento na boca, isso é, ler e orar com a pessoa.

O psiquiatra Dr. César Vasconcelos recomenda o seguinte na ajuda ao deprimido:

A coisa mais importante que alguém pode fazer por uma pessoa deprimida é ajuda-la a se submeter a um diagnóstico e a um tratamento adequados. É importante encorajá-la a continuar se tratando até que os sintomas desapareçam (após várias semanas), ou a procurar tratamento diferente, se não ocorrer melhora. Às vezes, pode ser necessário marcar uma consulta e acompanha-la até o médico, bem como verificar se ela está tomando a medicação corretamente.

A segunda coisa mais importante é oferecer-lhe apoio emocional. Isto envolve compreensão, paciência e encorajamento. Procure conversar com a pessoa deprimida e escute-a com atenção. Não menospreze os sentimentos expressos, porém chame a atenção para a realidade e ofereça esperança. Referências a suicídio são importantes. Devem sempre ser relatadas ao médico.

Convide a pessoa deprimida para caminhadas, passeios e outras atividades. Insista delicadamente se seu convite for recusado. Encoraje a participação em atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer, como passatempos, esportes, atividades culturais ou religiosas, porém não a force a assumir rapidamente muita responsabilidade de uma vez. O deprimido necessita de distração e companhia, porém cobrar demais dele pode piorar-lhe a sensação de fracasso.

Não acuse o deprimido de se fingir de doente ou de ser preguiçoso, nem espere que ele melhore de uma hora para outra. Com o tempo e tratamento adequado, a maioria das pessoas com depressão melhora. Tenha isto em mente e procure reafirmar à pessoa deprimida que, com o tempo e ajuda, ela se sentirá melhor. ¹

Fonte: Biblia.com.br

¹Dr. César Vasconcelos