Anel de compromisso de namoro

“O anel de compromisso tem um significado maior? Ele pode ser usado somente durante o noivado, ou também durante o namoro?”

Pr. Jobson Santos

“O anel de compromisso tem um significado maior? Ele deve ser usado somente dentro do noivado?”

O uso do anel de casamento ou compromisso não é mencionado na Bíblia. Em alguns lugares, cristãos sinceros não usam anel de casamento. Dependendo da cultura do país é considerado uma vaidade, algo a ser evitado.

No Brasil o anel de casamento é bem aceito e utilizado pela maioria dos cristãos. Os que o usam afirmam que é uma maneira educada de dizer que a pessoa está comprometida e, portanto, não disposta a receber cantadas ou se envolver romanticamente com outra pessoa.

O anel de compromisso é em muitos sentidos semelhante ao anel de casamento, mas neste caso é utilizado por duas pessoas que ainda não se casaram civilmente. Considere os seguintes pontos:

1. O uso de anel de compromisso, noivado ou casamento não é proibido pela Palavra de Deus.

2. É um costume. Mas existem bons costumes e não há nada demais em adotá-los.

3. É algo inteiramente individual. Quem usa não deve criticar quem não usa e quem não usa não deve falar mal de quem usa.

Romanos 14 diz: “Quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster” (Romanos 14:3, 4).

A Bíblia não traz orientações para cada atividade humana. Ela traz princípios que se aplicam a todas as situações. Alguns princípios devem ser considerados:

1. A vida cristã deve ser marcada pelo fruto do Espírito e não pela aparência exterior. Na verdade o exterior revela  a harmonia ou desarmonia interior (Mateus 7:20; Gálatas 5:22).

2. O cristão deve buscar desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, pois essa é a verdadeira beleza  (1 Pedro 3:3-4).  Cristo era simples, manso, humilde e abnegado.

3. Modéstia cristã e bom senso (1 Timóteo 2:9, 10).

Conforme Paulo falou a Timóteo a manutenção de uma consciência sadia é dever de cada um. “Conserve a sua fé e mantenha a sua consciência limpa” (1 Timóteo 1:19 ). Algumas pessoas não têm escutado a sua própria consciência, e isso tem causado a destruição da sua fé.

Caso um casal de namorados ou de noivos queira adotar o anel de compromisso, não há nenhum mal intrínseco no anel. Usar o anel de compromisso não tem um significado inerente. Depende do que as duas pessoas que o usarão irão combinar sobre o seu significado. Usá-lo pode ser uma maneira de dizer que se amam e que estão comprometidos. Também é uma demonstração visível de que estão namorando sério ou mesmo noivos. Desse modo as pessoas saberão que não estão disponíveis para “paquera”.

Fonte: Biblia.com.br