Aconselhamento cristão

“Aconselhamento a Jovem cristão, solteiro, com sonhos de se casar e que sofre por se cobrar demais. Cuidados contra o perfeccionismo.”

Pr. Erton Köhler

“Não consigo entender minha situação, pois vivo brigando comigo mesmo e às vezes acho até que existem duas pessoas dentro de mim, uma para o bem e outra para o mal. Parece que o meu coração é de pedra, pois não consigo sentir amor por ninguém e nem chorar. Sinceramente, não gostaria de ser assim; por isso mesmo estou tentando mudar. Gostava muito de música popular, mas decidi não ouvir mais e me dedicar só à música religiosa. Estou tentando mudar. Não consigo me apaixonar por uma garota, nem sei se vou conseguir casar. Isso está me deixando muito preocupado com relação à minha vida sexual. Gostaria muito de casar e ser pai, enfim, viver como os outros, uma vida normal, mas acho que isso não será possível, pelo menos agora. Sempre fui do tipo certinho. Nunca gostei de noitada, nem me envolvi com drogas. Sempre trabalhei. Aliás, é o que eu mais fiz até hoje. Comecei muito cedo. Não tive muito tempo para distração e tenho poucos amigos. É a primeira vez que abro esses meus problemas para alguém. Só isso já está sendo uma vitória para mim. Quero muito que Jesus mude minha vida. Sinceramente, não sei mais o que fazer. Hoje estou um pouco melhor, mas já tive diversas crises de depressão.”

Você está sofrendo porque está se cobrando demais. Já pensou nisso? Procure lembrar que você é humano, comete falhas, mesmo tentando ser uma pessoa perfeita. Deus o ama assim mesmo. Além disso, procure não se cobrar tanto. O que vai acontecer no futuro e como será a sua vida, é uma consequência das escolhas que você vai fazer hoje. Viva um dia de cada vez. Por se cobrar demais ou por ser muito ansioso, você perde a espontaneidade, e com isso se torna uma pessoa fria, tímida ou até solitária. Aí você consegue entender o porquê da dificuldade de se apaixonar. Ou as garotas acabam se distanciando, ou você acaba racionalizando demais. Avalia e imagina tantas coisas, que acaba não dando espaço para o sentimento nascer.

Essa luta interior que você enfrenta é o grande conflito entre Cristo e Satanás. Ambos buscando ganhar você. É a luta entre o homem carnal e o espiritual. Os desejos da carne são naturais e os do Espírito precisam ser alimentados. Essa é a realidade de todos os seres humanos. Essa foi a luta que o apóstolo Paulo enfrentou e ele a descreve em Romanos 7. Lembre, porém, que nessa batalha o Espírito Santo é o Consolador e Satanás, o acusador. Não dê espaço para que o acusador massacre você. A luta é natural, mas a vitória é sobrenatural. Ela está nas mãos de Cristo. Você não vai conseguir vencer sozinho. Já tomou várias decisões e está enfrentando vários problemas que não aceita. Isso é bom, mas lembre-se de que se você lutar por conta própria, vai ser derrotado. Isso é ruim, porque cada luta perdida torna mais difícil a tomada de uma nova decisão. As decisões “por conta própria” não funcionam porque Satanás é mais esperto e forte do que a gente. Sempre vai nos vencer. Só quem é mais forte pode vencê-lo.

O caminho para a vitória é levar os problemas a Deus, pedindo que Ele mude os desejos do coração. Você precisa tomar suas decisões, sem dúvida, mas elas devem ser no sentido de buscar mais ao Senhor, apresentar incessantemente suas dificuldades, pedindo forças para vencer. Aí você recebe a paz interior e a força que precisa para enfrentar seus desafios pessoais. Ele vai mudando, a cada dia, o seu gosto. Decida orar mais, passar mais tempo com a Bíblia, estar mais envolvido com aquilo que é dEle, e então enfrente suas limitações. Lembre-se: “Quanto mais de Cristo, menos do pecado; quanto menos de Cristo, mais do pecado.” Outra questão que deve fazê-lo pensar é o alimento da sua mente.

Nós somos o que pensamos, e o que pensamos é o resultado do que colocamos dentro de nossa mente (Filipenses 4:8). Se você alimenta seus pensamentos com o que não é de Deus, não vai ter o desejo de buscá-Lo, ou vai querer vencer, mas vai ficar enfraquecido para isso. Isso piora a batalha interior. Cuidado com o que você vê, lê e ouve. Parabéns pela sua decisão demudar o gosto musical. Peça a Deus e Ele vai ajudá-lo nisso. Cuidado, porém, com o perfeccionismo. Ele é perigoso. Você está se cobrando demais. O excesso de cobrança o enfraquece na luta. Aceite que a vitória é construída através de pequenos atos diários. De vitória em vitória se alcança a vitória final. Não alimente a ideia do “tudo ou nada”. A meta deve ser hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. Se hoje as coisas forem um pouco melhor do que ontem, agradeça a Deus. Se cair, não tenha medo de levantar, pois Deus nunca vai desistir de você. Até mesmo quanto à questão do casamento, quanto menos você se cobrar, mais fácil e natural tudo vai acontecer. Procure se abrir regularmente com alguém. Você precisa dividir suas cargas. Deus usa gente para ajudar a gente. Não tenha medo de assumir suas falhas a alguém de confiança. Isso vai aliviá-lo. Até os amigos vão aparecer mais facilmente, se você abrir o coração.

Fonte: Biblia.com.br