Aconselhamento: casamento à beira do divórcio

“Com certeza este problema tem solução! Deus pode mudar os pensamentos, palavras e atitudes de qualquer pessoa que se coloca em Suas mãos. Este é o maior milagre de Deus, portanto, confie nEle, pois ele pode fazer infinitamente mais em vocês e por vocês!”

“Estou com problemas no meu casamento e meu esposo disse que está pensando em ‘ficar sozinho’. O que devo fazer, e em que ponto devo mudar para meu casamento não acabar? Uns me aconselham a separar, outros me aconselham a esperar que isso passa, que todo casal passa por crises. Qual a melhor solução pra um relacionamento como o meu?”

Com certeza este problema tem solução! Deus pode mudar os pensamentos, palavras e atitudes de qualquer pessoa que se coloca em Suas mãos. Este é o maior milagre de Deus, portanto, confie nEle, pois ele pode fazer infinitamente mais em vocês e por vocês!

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória” (Efésios 3:20, 21).

Procure conversar calma e diretamente com seu marido para descobrir a real causa. Peça a plenitude do Espírito Santo todos os dias na vida de vocês e assim terão amor, paz, alegria, paciência, amabilidade, bondade, mansidão, domínio próprio e fidelidade! São estas bênçãos que farão o casamento ser restaurado e perdurar.

Ore antes de conversar com ele e também durante a conversa em pensamento. Peça que Deus lhe mostre como falar e agir e procure se abrir totalmente com ele, mostrando seus problemas, suas dúvidas e seus pontos de vista. Tente ouvi-lo sem interrompê-lo! Isto é muito importante. Lembre-se que “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). Se seu marido começar a falar e se exaltar, fique calada durante um tempo e depois continue com voz mansa e tranquila. Agindo assim, será mais fácil ele lhe ouvir realmente.

Dependendo do grau de dificuldade que vocês enfrentam, pode ser importante buscar ajuda de um terapeuta familiar profissional, que pode ser um psicólogo ou conselheiro cristão experiente. Separar-se sem ter “esgotado” todas as possibilidades de fazer dar certo o casamento é irresponsabilidade. Portanto, se for necessário, busque ajuda.

Ambos devem se lembrar de que o amor é um princípio divino que envolve uma escolha diária. Deus é a fonte do amor! Quando a Palavra de Deus confronta a nossa vida, atitudes, pensamentos e desígnios, o Espírito Santo trabalha de forma contínua para impressionar a nossa mente acerca de nossa real condição de pecadores e nos conduz à Cristo e à suficiência de Sua graça. Portanto, devemos permanecer em Cristo em um relacionamento de confiança e fidelidade. Mediante o estudo diário da Bíblia e oração o Espírito Santo impressiona a nossa mente e por meio da graça de Cristo ocorrem as transformações, o milagre, o novo nascimento e a nova vida (2 Coríntios 5:17).

Fonte: Biblia.com