Os adventistas do sétimo dia consideram todos os homens e mulheres como iguais aos olhos do Senhor. Rejeitamos a intolerância contra qualquer pessoa, independente de raça, nacionalidade ou credo. Além disso, admitimos com alegria que cristãos sinceros podem ser encontrados em outras denominações, incluindo o catolicismo romano, e trabalhamos em conjunto com todas as agências e organismos que procuram abrandar o sofrimento humano e enaltecer a Cristo diante do mundo.

Os adventistas do sétimo dia procuram levar um relacionamento positivo com outras religiões. Nossa tarefa primordial é pregar o Evangelho de Jesus Cristo no contexto de Sua breve volta, não apontando as falhas de outras denominações.

As crenças dos adventistas do sétimo dia estão baseadas nos ensinamentos bíblicos apostólicos e, portanto têm em comum muitos princípios essenciais do cristianismo com os seguidores de outras igrejas cristãs. No entanto, temos uma identidade específica como movimento. Nossa mensagem para os cristãos e não-cristãos é comunicar esperança focalizando a qualidade de vida que é completa em Cristo.

À medida que os adventistas se relacionam com os católicos romanos em particular, passado e futuro vêm a nossa mente. Não podemos apagar ou ignorar o registro histórico da séria intolerância e até perseguição da parte da Igreja Católica Romana. O sistema de governo  da Igreja Católica, baseado em ensinos extrabíblicos, tais como a supremacia papal, resultou em abusos severos de liberdade religiosa enquanto a igreja estava aliada ao estado.

Os adventistas do sétimo dia estão convencidos da validade de nossas visões proféticas, de acordo com as quais a humanidade vive agora perto do fim. Os adventistas creem que, baseados em predições bíblicas, próximo à segunda vinda de Cristo, esta Terra passará por um período de tribulação sem precedentes, tendo o sábado como ponto central. Neste contexto, esperamos que o mundo religioso – incluindo os principais organismos cristãos como peças-chave – se aliará com as forças em oposição a Deus e ao sábado. Mais uma vez a união da igreja com o estado resultará em grande opressão religiosa.

Culpar uma denominação específica por violações passadas de princípios cristãos não é uma representação acurada nem da História nem dos assuntos da profecia bíblica. Reconhecemos que às vezes protestantes, incluindo adventistas, têm manifestado preconceito e até fanatismo. Se, ao expor o que a Bíblia diz, os adventistas do sétimo dia falham em expressar amor às pessoas, não exibimos o cristianismo autêntico.

Os adventistas procuram ser corteses ao lidar com os outros. Assim, enquanto permanecemos cientes do registro histórico e continuamos a olhar para os acontecimentos futuros, reconhecemos algumas mudanças positivas no catolicismo recente, e enfatizamos a convicção de que muitos católicos romanos são irmãos e irmãs em Cristo.


Esta declaração foi registrada em 15 de abril de 1977 pela Comissão Administrativa dos Adventistas do Sétimo Dia e liberada pelo gabinete do presidente Robert S. Folkenberg.

Suplemento – Declarações, Diretrizes e Outros Documentos
(Uma Compilação)
Igreja Adventista do Sétimo Dia 
1997

Como os Adventistas do Sétimo Dia Veem o Catolicismo Romano

       Os adventistas do sétimo (ASD) consideram todos os homens e mulheres como iguais à vista de Deus. Rejeitamos a intolerância contra qualquer pessoa, independente de raça, nacionalidade ou credo religioso. Além disso, admitimos de bom grado que cristãos sinceros podem ser encontrados em outras denominações, incluindo o Catolicismo Romano, e trabalhamos em harmonia com todas as agências e organizações que procuram aliviar o sofrimento humano e erguer Cristo perante o mundo.

A abordagem dos ASD em relação às outras crenças é positiva. Nossa tarefa primordial é pregar o evangelho de Jesus Cristo no contexto do Seu breve retorno e não apontar falhar em outras denominações.

As crenças dos ASD estão alicerçadas nos ensinos bíblicos apostólicos e, desse modo, partilham doutrinas essenciais do Cristianismo, em comum com outras igrejas cristãs. Entretanto temos uma identidade específica como movimento.

Como os adventistas se relacionam de modo particular com o Catolicismo Romano, tanto o passado como o futuro entram em nossa reflexão. Não podemos apagar ou ignorar o registro histórico de séria intolerância e até mesmo perseguição da parte da Igreja Católica Romana. O sistema de governo católico romano, baseado em ensinos extrabíblicos tais como a primazia papal, resultaram em severos abusos, impedindo a liberdade religiosa quando a Igreja se aliou ao Estado.

Os ASD estão convencidos da validade de sua visão profética, de acordo com qual a humanidade vive agora no tempo do fim. Os adventistas creem, com base nas predições bíblicas, que antes do Segundo Advento de Cristo, a Terra viverá um período de tumulto sem precedentes, tendo os ASD como ponto focal. Nesse contexto, esperamos que as religiões do mundo – incluindo as principais corporações cristãs como peças-chave – vão se alinhar com essas forças em oposição a Deus e ao Sábado. Mais uma vez a união da Igreja e do Estado resultará em ampla opressão religiosa.

Colocar a culpa de violações passadas de princípios cristãos em uma determinada denominação não é uma representação precisa da história ou dos temas proféticos da Bíblia. Reconhecemos que, às vezes, os Protestantes, incluindo os ASD, têm manifestado preconceito e até intolerância. Se, ao expor os ensinamentos bíblicos, os ASD não expressam amor àqueles com quem mantêm contato, o cristianismo autêntico não é demonstrado.

Os adventistas procuram ser justos ao lidar com os outros. Desse modo, enquanto permanecemos conscientes do registro histórico e continuamos a manter nosso ponto de vista sobre os eventos finais, reconhecemos algumas mudanças positivas no catolicismo recente, e acentuamos a convicção de que muitos católicos romanos são irmãos e irmãs em Cristo.

 


Esta declaração foi registrada em 15 de abril de 1997, pela Comissão Administrativa dos Adventistas do Sétimo Dia (ADCOM) e liberada pelo escritório do presidente, Robert S. Folkenberg.