˜Este artigo esclarece a dúvida de muitas pessoas que perguntam se devem devolver ou não o dízimo de presentes, herança, ou dinheiro achado.˜ 

Dinheiro é o segundo assunto mais comentado na Bíblia. O dízimo é bem falado em nossos dias. Devo dizimar herança, presentes e dinheiro achado? São perguntas constantes.

Como o Senhor ensina em Sua Palavra, de nossos lucros devemos devolver o dízimo. Sendo que a herança e os presentes constituem um aumento ou lucro patrimonial, deveríamos devolver o dízimo correspondente.

Se os presentes ou herança são em dinheiro, deveríamos devolver a décima parte, em caso de serem objetos, a sugestão é que se estime seu valor (se em geral são do tipo que poderiam haver sido adquiridos pelo beneficiário para seu próprio uso) e seja devolvido o dízimo em dinheiro, todo de uma só vez ou de acordo com um plano de devolução sistemática e regular, para o caso de bens móveis ou imóveis de alto valor.

Caso os presentes não sejam úteis para o beneficiário, fica livre a sua consciência. No caso de dinheiro encontrado que não possa ser devolvido ao seu legítimo dono por ser impossível sua identificação, se incorporado ao patrimônio de quem o encontrou, cabe devolver o dízimo do mesmo.

Fonte: Biblia.com.br