“A restauração é o caminho, e ela começa com seus pensamentos, alimentação saudável, atividade física regular, terapia e confiança no poder de Deus. Leia e confira! “

Veja algumas promessas de Deus para você hoje!

♦ “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

♦ “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).

♦ “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33:3).

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20).

Agora, vamos a algumas perguntas: Como você tem se cuidado? Sua alimentação tem sido composta mais de alimentos saudáveis ou refinados? A atividade física ou o sedentarismo tem feito parte do seus hábitos? O quanto você tem bebido de água diariamente? Tem dormido no mínimo 8 horas por noite? Beba bastante água e procure dormir cedo. A partir das 21h30 começa a produção de vários hormônios importantes, os principais são a endorfina e a dopamina, que dão sensação de prazer, e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade. Precisa perdoar alguém?

Agora observe os seguintes sintomas:

♦ Sentir-se deprimido a maior parte do tempo; interesse diminuído ou perda de prazer para realizar atividades de rotina;

♦ Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;

Dificuldade de concentração ou habilidade diminuída para pensar e concentrar-se; fadiga ou perda de energia;

 Insônia ou dormir demais diariamente;

♦ Agitação ou lentidão psicomotora;

 Perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta;

♦ Ideias recorrentes (que surgem constantemente na mente) de morte ou suicídio.

Se você se identificou com:

♦ 2 a 4 dos sintomas acima por duas ou mais semanas, incluindo o estado deprimido, ou falta de interesse ou prazer nas coisas. (Depressão menor)

♦ 3 ou 4 dos sintomas acima, incluindo o estado deprimido, durante dois anos, no mínimo. (Distimia (tristeza crônica))

♦ 5 ou mais dos sintomas acima por duas semanas ou mais, incluindo o estado deprimido, ou falta de interesse ou prazer nas coisas. (Depressão maior)

Restauração

A restauração é o caminho, e ela começa com seus pensamentos, alimentação saudável, atividade física regular, terapia e confiança no poder de Deus. Um ótimo antídoto para a depressão é a gratidão, atividade física (caminhada, por exemplo) e alimentação com mais frutas e verduras; e menos açúcar e alimentos refinados.

Desenvolva o hábito de questionar esses pensamentos de morte e qualquer pensamento mau, assim como as ruins suspeitas. Você não foi criado para viver dominado por eles. Você foi feito a imagem de Deus e deve viver pela Palavra do Senhor em liberdade nEle e não escravo de sentimentos, pensamentos, desejos, ressentimentos e mágoas.

A depressão pode ocorrer por grandes perdas ou frustrações o que leva a pessoa a não ver significado para a vida e os relacionamentos. Mas isso não é o fim, pois Deus pode restaurar tudo e todos; isso inclui você e suas emoções, assim como os seus sonhos! Deus lhe oferece amor, alegria, paz, mansidão, domínio próprio, bondade, fidelidade, paciência e amabilidade. Milagres são as especialidades do Senhor! Confie! A Bíblia diz:

♦ “Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. (…) O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração” (1 Pedro 4:1-2, 7).

♦ Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.  Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir” (Efésios 1:17-21).

Entregue-se ao Senhor por inteiro a cada dia e clame diariamente pelo batismo do Espírito Santo e por restauração e cura. Deus lhe oferece, e chama a viver, uma nova vida nEle a cada dia. Sua luta a partir de agora é para viver pela fé e não por sentimentos, pensamentos ou desejos. Busque ter a mente renovada, vivendo pela Palavra:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1, 2).

♦ “…vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:22-24).

O poder do Senhor é mais forte que qualquer pensamento. Cuide daquilo que você assiste, lê, ouve e vê. Filtre-os com o princípio estabelecido por Deus:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8

Dê um descanso pra sua mente. Evite qualquer exposição a filmes, novelas e redes sociais. Faça caminhadas. Confie em Deus. Ajude alguém! Deus tem um propósito para a sua vida, e sem dúvida não é para que você viva assim. A pergunta que Deus faz a você hoje é a mesma que Ele fez a Elias, quando enfrentava um momento de depressão e fugiu para uma caverna (1 Reis 19): “Que fazes aqui? Quem lhe deu essa missão de entregar-se ao desânimo?” Reflita nos textos abaixo e tente aplicá-los à vida prática do dia a dia:

♦ “Lutai com os vossos desânimos e dúvidas até obterdes a vitória sobre eles em nome de Jesus. Não estimuleis o pesar, o acabrunhamento, as trevas. … Descansai nas amplas e seguras promessas de Deus. Descansai nessas promessas sem nenhuma dúvida.” — (Nossa Alta Vocação, p. 59).

♦ “Somos demasiado sem fé. Oh! como desejaria poder levar nosso povo a ter fé em Deus! Eles não necessitam achar que, para exercer fé, precisam agitar-se a elevado estado de agitação. Tudo quanto têm a fazer é crer na Palavra de Deus, da mesma maneira que acreditam na palavra uns dos outros. Ele o disse, e cumprirá Sua Palavra. Confiai tranquilamente em Sua promessa, pois Ele leva a sério tudo quanto diz. Dizei: Ele me disse isto em Sua Palavra, e cumprirá toda promessa que fez. Não fiqueis desassossegados. Sede confiantes. A Palavra de Deus é fiel. Procedei como sendo vosso Pai celeste digno de confiança.” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 83).

Neste site há cursos bíblicos, todos gratuitos, e sugerimos que você faça o curso “Fique Leve”. Esse curso oferece ótimas dicas para se obter saúde física, mental, emocional e espiritual.  Clique aqui, preencha o cadastro, ou faça o login e você o receberá gratuitamente em sua casa. Que a certeza do amor de Deus por você seja constante!

Fonte: Biblia.com.br