“Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios. Toda pessoa deve possuir conhecimentos dos meios terapêuticos naturais, e da maneira de aplicá-los. É essencial, tanto compreender os princípios envolvidos no tratamento do doente, como ter um preparo prático que habilite a empregar devidamente esse conhecimento” (Ellen White. A Ciência do Bom Viver, p. 127).

A depressão é uma doença, e você não precisa se sentir culpado por estar doente. Deve fazer uso de todos os recursos aprovados por Deus para que obtenha a cura. A linha terapêutica chamada cognitivo-comportamental tem sido a mais eficaz – juntamente com a medicação apropriada – para lidar com a depressão. A depressão pode desaparecer definitivamente da vida de alguém. Mas isso requer algum tempo e paciência. Depende também do estágio da doença, da resposta à medicação e do cumprimento das tarefas indicadas pelo psicólogo.

1) Invista em seu aspecto espiritual

♦ Ore a Deus todos os dias e conte-Lhetudoo que sente e pensa. Coloque perante Ele todas as suas ansiedades e Ele suprirá você daquilo que precisa! (Filipenses 4:6, 19).

♦Leia a Bíblia diariamente. Os textos nos quais Deus faz promessas são muito importantes para seu bem-estar.

♦ Vá à igreja, mesmo se não tiver vontade.

2) Invista em seu aspecto mental

♦Não alimente os pensamentos negativos (Filipenses 4:8).Corte-os quantas vezes forem necessárias!

♦ Não assista à programas ou filmes que o deixem triste ou ansioso.

♦ Faça um trabalho social. Isso aumenta a autoestima e espanta a tristeza.

♦ Tenha bons amigos.

♦ Realize o tratamento psicológico com seriedade.

♦ Jamais interrompa a sua medicação. Só o médico pode fazer isso?

 3) Invista em seu aspecto físico

♦Faça atividade física. Poderá fazer 30 minutos de atividade moderada, 5 vezes por semana, ou 20 min de atividade intensa, 3 vezes por semana.

♦Não use alimentos estimulantes e com muito açúcar (refrigerantes são muito prejudiciais. O ideal é trocar o açúcar industrializado pelo açúcar orgânico, mel, melado…);

♦ Faça uso dos 8 remédios da natureza:

 Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios. Toda pessoa deve possuir conhecimentos dos meios terapêuticos naturais, e da maneira de aplicá-los. É essencial, tanto compreender os princípios envolvidos no tratamento do doente, como ter um preparo prático que habilite a empregar devidamente esse conhecimento” (Ellen White. A Ciência do Bom Viver, p. 127).

E, nunca se esqueça: se o seu coração lhe “disser” que Deus não está por perto, não acredite nele, pois, o Senhor é maior que os seus e os meus sentimentos (1 João 3:19, 20) e promete estar com os que sofrem de depressão em todos os momentos: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmos 34:18).

Fonte: Biblia.com.br