“A Bíblia diz que há um só batismo (ver Efésios 4:5), isto é, apenas uma forma de batismo (por imersão), mas podemos compreender pelas Escrituras que há respaldo bíblico para o rebatismo quando alguém compreende mais profundamente as Escrituras Sagradas.”

Quando Paulo se encontra com alguns seguidores de Cristo, ele pergunta se haviam recebido o Espírito Santo quando creram (ver Atos 19:2). Estes responderam que nunca tinham ouvido falar do Espírito Santo nem que Ele existia (ver Atos 19:2). Pode ser entendido desta afirmação que a partir daquele momento os discípulos foram instruídos e tiveram uma maior compreensão da verdade, especificamente sobre o Espírito Santo. Em consequência foram batizados novamente, não por aspersão, mas por imersão, pois Paulo mesmo, ao se converter também fora batizado por imersão (ver Atos 22:16).

Os pentecostais têm desenvolvido uma teoria antibíblica e ensinam que após o batismo das águas o crente manifestará que foi batizado com o Espírito Santo apenas quando iniciar a falar em línguas. Porém, pelo testemunho das Escrituras vemos que no batismo de Cristo Ele foi ungido com o Espírito Santo nesta ocasião. Cristo era guiado pelo Espírito Santo. Da mesma maneira o crente é encorajado a clamar diariamente pelo batismo do Espírito Santo e manifestará em sua vida o fruto do Espírito (ver Gálatas 5:22-23).

No encontro de Paulo com estes seguidores de Cristo, a pergunta emitida deixa claro que o pré-requisito para receber o Espírito Santo é crer (ver Atos 19:2). Confira o episódio de Cornélio, o centurião romano. Ele nem havia sido batizado ainda quando o Espírito Santo já se manifestara nele (cf. Atos 10 e 11). Assim, concluímos que Atos 19 é um relato histórico de pessoas que tiveram uma maior compreensão da verdade e foram rebatizadas. A Bíblia diz que há um só batismo (ver Efésios 4:5), isto é, apenas uma forma de batismo (por imersão), mas podemos compreender pelas Escrituras que há respaldo bíblico para o rebatismo quando alguém compreende mais profundamente as Escrituras Sagradas. Na Igreja Adventista do Sétimo Dia o rebatismo só é praticado em duas situações:

1) Em um caso em que tenha havido apostasia, abandono da fé e consequentemente a remoção do nome do livro de membros. Neste caso, após arrependimento e devido tempo para que a pessoa tenha uma experiência satisfatória com Cristo, não havendo nenhum impedimento, a pessoa pode voltar à comunhão da igreja como membro somente pelo rebatismo.

2) A segunda situação é a de um crente já batizado por imersão em outra denominação religiosa e que nunca abandonou a Cristo, mas ao aceitar uma nova plataforma doutrinária, mais ampla e comprometida com o conteúdo geral das Escrituras  (ver Mateus 4:4; 28:19 e 20; João 16:13), poderá selar sua decisão publicamente através de um novo batismo. Esse é o caso descrito em Atos 19. Porém se a pessoa não sente a necessidade de ser rebatizada pelo fato de já ter sido submetida a esse rito por imersão, ela poderá ser admitida através de uma profissão de fé nas crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Como posso fazer um curso bíblico completo?

1) Faça o seu cadastro no site www.biblia.com.br e escolha o curso na versão online, ou;

2) Clique aqui e solicite o curso bíblico impresso.

Os cursos são gratuitos?

Sim. Todos os cursos oferecidos pelo site, tanto no formato online ou impresso, são gratuitos. Que Deus lhe abençoe ricamente em sua caminhada cristã!

Fonte: Biblia.com.br