“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação.”

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13).

A Bíblia é a base do conhecimento para o reavivamento e para a reforma. “Sem a Bíblia não pode haver reavivamento porque sem ela não há transformação da vida. O Espírito Santo age por meio da Palavra de Deus, e o estudo desse livro pode tornar-se a maneira como Deus age em nós e nos torna mais semelhantes a Jesus. Pela ação do Espírito Santo a Bíblia assume não apenas o poder da letra, mas da ação de um Ser vivo, Criador, que trata de nossa recriação. Além disso, a Bíblia também é a Palavra escrita de Deus, que tem idêntico valor à Palavra falada, como se O estivéssemos ouvindo pessoalmente.”1

Jesus falou sobre a obra do Espírito Santo dizendo: “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês” (João 16:13-15).

De acordo com esse texto entendemos que:

“A Palavra de Deus dá testemunho de Jesus. O Espírito Santo também dá testemunho de Jesus. O Espírito Santo leva-nos a uma experiência mais profunda com Jesus por meio da Sua Palavra. O propósito do Espírito Santo no reavivamento não é primeiramente manifestar-Se a Si mesmo, mediante sinais e maravilhas sobrenaturais, mas é exaltar Jesus por meio da Sua Palavra. O batismo do Espírito Santo não tem a ver com o nosso poder para realizarmos grandes milagres. Tem a ver com o poder de Deus para transformar a nossa vida – e isso é o que significa reavivamento e reforma. A Palavra de Deus provê o alicerce ou o fundamento para todo o reavivamento genuíno. A nossa experiência brota da compreensão da Palavra de Deus. O louvor e o culto que prestamos nascem de mentes impregnadas com a Palavra. Uma vida transformada é o mais grandioso testemunho do verdadeiro reavivamento.”

“Sentimentos positivos de louvor poderão manifestar-se num reavivamento, mas não são nunca a base para o reavivamento. Qualquer coisa a que se chame ‘reavivamento’, baseada unicamente em sentimentos ou experiências exteriores, no máximo, é superficial, e, no mínimo, enganadora. Não passa de uma ilusão de espiritualidade, não é piedade genuína. Quando o reavivamento se enraíza na Palavra de Deus, é uma experiência que perdura e torna visível uma diferença na nossa vida e na vida das pessoas à nossa volta.”

“A história do aparecimento de Jesus junto dos dois discípulos no caminho de Emaús revela a função que a Bíblia desempenha no processo de dar início a um verdadeiro reavivamento. Aqueles seguidores de Cristo estavam confusos. Gradualmente, porém, Ele “explicava-lhes o que d’Ele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Jesus repetiu-lhes as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias. Ele podia ter operado um milagre para provar a Sua identidade ou ter-lhes mostrado as cicatrizes nas Suas mãos. Não o fez. Em vez disso, Ele deu-lhes um estudo bíblico. Repare na reação deles quando refletiram sobre o que tinha acontecido naquele dia: ‘Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?’ (Lucas 24:32). Que exemplo de genuíno reavivamento!”2

“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.”3

“Ser nascido de novo, justificado, convertido — esse é o começo. E o crescimento em Cristo? E a experiência que deve durar o restante de nossa vida, a qual é chamada de santificação? Os cristãos verdadeiramente nascidos de novo não apenas falam de Cristo, mas através de sua vida testificam, de fato, que são seguidores de Jesus Cristo. O reavivamento depende do novo nascimento, e a reforma é o resultado de uma vida de obediência pelo poder do Espírito Santo, que ‘o Céu espera para nos conceder’. A vida cheia do Espírito resulta não apenas em vitória pessoal sobre o pecado, mas também em um renovado desejo e especial habilidade para partilhar a vida cristã e a esperança com outras pessoas. Revestidos do poder do Espírito Santo, os fiéis saem para proclamar a última mensagem que deve preparar um povo para o retorno do Senhor. Satanás fará tudo que estiver ao seu alcance para frear esse processo. Ele vai tentar nos convencer de que existem atalhos, outras formas de desenvolver o relacionamento com Deus que garante uma vida cristã frutífera. Ele vai apresentar imitações do poder do Espírito, que parecerão tão reais, a ponto de conseguir enganar os que não mantêm uma relação profunda e viva com Deus, fundamentada na Bíblia. […] Nestes momentos finais da história do pecado, é certo que o Espírito Santo está pronto para nos conceder o poder necessário para concluirmos a obra em favor dos outros e também de nós mesmos.”4

Será você uma daquelas pessoas através de quem Deus atuará de maneira maravilhosa? Que através de sua comunhão com Cristo, por meio do estudo diário da Bíblia, da fervorosa oração e da consagração diária da vida a Deus, você experimente o reavivamento e a tão necessária reforma, capaz de nos preparar para a chuva serôdia e o breve retorno de nosso Senhor.

Fonte: Biblia.com.br

_______________

Referências:

1 Comentário de Sikberto Marks em www.cristoembrevevira.com

2 Lição da Escola Sabatina, 3º trimestres de 2013. “O Alicerce do Reavivamento”.

3 Mensagens Escolhidas, vl. 1, p. 121.

4 Reavivamento Verdadeiro, p. 5-6.