“Quem deve se arrepender? Como posso saber se pequei? O que é preciso fazer para ser salvo? Como se sente Jesus quando o pecador se arrepende?”

Quem deve se arrepender? Jesus declarou: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5:32).

O que a Bíblia instrui sobre a pregação do arrependimento para a remissão dos pecados? “E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém” (Lucas 24:47).

Como posso saber se pequei? A Bíblia diz em Romanos 3:20: “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.” Além disso, é revelado que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Então, o que é preciso fazer para ser salvo? A Bíblia diz em Atos 2:38: “Pedro então lhes respondeu: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo’. Responderam eles: ‘Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa’” (Atos 16:31).

O arrependimento é um dom de Deus. A Bíblia diz em Romanos 2:4: “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”

O arrependimento verdadeiro envolve o conceito de tristeza pelo pecado cometido, abandono da prática pecaminosa, confissão e mudança de mente. A história do rei Davi, de seu pecado de adultério e homicídio, de sua confissão e transformação revela a natureza de tal arrependimento, conforme ele registrou nos Salmos: “Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado” (Salmos 38:18).

“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. […] Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmos 51:1-4, 10).

O pecador sem esperança cai em uma tristeza desesperadora. No mesmo contexto mencionado acima, enquanto Davi permanecia com os pecados inconfessos, ele se encontrava em grande abatimento provocado pela sua culpa silenciosa, conforme ele mesmo registrou após arrepender-se: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” (Salmos 32:3, 4).

Em contrapartida a contristação trabalhada pelo Espírito Santo possibilita ao pecador o arrependimento para a salvação: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar” (2 Coríntios 7:10).

Como se sente Jesus quando o pecador se arrepende? A Bíblia diz em Lucas 15:7: “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Adaptado de Bibleinfo.com).

Fonte: Biblia.com.br