“O texto de Habacuque 2:15 aplica-se aos donos de bar e a qualquer tipo de pessoa que tenha como profissão o vender bebidas alcoólicas?”

O texto de Habacuque 2:15 aplica-se aos donos de bar e a qualquer tipo de pessoa que tenha como profissão o vender bebidas alcoólicas?

“Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!” Partindo do principio de que “tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7:12), de que o corpo humano é o “santuário do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17 e 6:19-20) que, “portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17) e também que “iremos pagar pelo mal causado à saúde de outros” (Habacuque 2:15), podemos concluir que a venda de bebidas é totalmente condenada por Deus.

O cristão genuíno, que realmente tem fé em Deus e amor pelo próximo (a ponto de não contribuir para que muitas famílias sejam destruídas e vidas ceifadas pelo álcool) irá abster-se de tal prática. O ideal é que a pessoa troque de trabalho e que exerça sua fé em Deus, crendo que Ele, sendo dono de todas as coisas, inclusive da prata e do ouro (Ageu 2:8) poderá ajudá-la a providenciar seu sustento (Salmo 37:25). A Bíblia condena o uso de bebidas alcoólicas por serem elas a causa de muitas desgraças (além de destruir a saúde, de extrema importância para Deus): “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Provérbios 20:1).

“Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber.” (Provérbios 23:29-35). “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Isaías 5:11). “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”(Efésios 5:18).

Fonte: Biblia.com.br